Governo capacita técnicos ambientais do interior do Estado para operar MT Legal

11/05/2010 11:45

Técnicos ambientais que prestam serviços a pequenos produtores no interior do Estado começam a receber o treinamento para operar o Programa Mato-grossense de Regularização Ambiental Rural – MT Legal, a partir dessa segunda-feira (10.05). A capacitação prepara os profissionais para a habilitação do Cadastramento Ambiental Rural (CAR), por meio do Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental de Mato Grosso (Simlam).

O Simlam dispõe de um extenso banco que inclui imagens e mapa atualizados de todo o Mato Grosso, que atualiza e informa o profissional. Todos os técnicos já têm acesso ao sistema e ao participar da capacitação eles adquirem a senha para a operação do MT Legal. A capacitação teve início em dezembro de 2009 na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Agora, o Governo do Estado começa a treinar na base os técnicos que atendem as pequenas propriedades, que não puderam participar da etapa em Cuiabá.

Pelo menos 1.500 engenheiros florestais e agrônomos já participaram do treinamento. A meta é capacitar mais de dois mil responsáveis técnicos em todo o Estado. A capacitação nos municípios do interior é realizada por meio de uma parceria entre o MT Legal, Sema e MT Regional, conforme o secretário-extraordinário de Políticas Ambientais e Fundiárias de Mato Grosso, Vicente Falcão.

O secretário do MT Legal está em Colíder (650km ao Norte de Cuiabá), nesta terça-feira (11.05), para acompanhar os trabalhos nos muncípios. O treinamento é realizado por dois técnicos da Sema. A capacitação, que teve início nesta segunda-feira (10.05), é voltada aos profissionais que atendem propriedades nos municípios que integram o Consórcio ‘Portal da Amazônia’.

Na quinta e sexta-feira (13 e 14.05), o treinamento será realizado em Alta Floresta (803km ao Norte da Capital) para atender municípios do Consórcio ‘Vale do Teles Pires’. A capacitação prossegue até a primeira quinzena de junho. Nos próximos dias 18 e 19 o curso será promovido em Canarana (823km a Leste de Cuiabá) para os municípios do Consórcio ‘Médio Araguaia’; 24 e 25 em Confresa (1.160km a Nordeste) para os do Consórcio ‘Norte Araguaia’; e 15 e 16 de junho em Juara (709km a Médio-Norte) para Consórcio ‘Vale do Arinos’.

Tags: