Encontro de apicultura apresenta novas tecnologias e debate futuro do setor em MT

19/05/2010 17:14

O governador Silval Barbosa esteve presente na solenidade de abertura do 18º Congresso Brasileiro de Apicultura e 4º Congresso Brasileiro de Meliponicultura, que começaram nesta sexta-feira (19.05), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Os congressos reúnem mais de 2500 produtores do setor de apicultura para a troca de experiências na área, além de fomentar o debate das políticas de expansão científica e econômica da cadeia produtiva do mel. O evento reúne participantes de todos os Estados.

Durante o evento, o presidente da Federação das Entidades Apícolas do Estado de Mato Grosso (Feapismat), Walmir Guse, agradeceu a presença do governador e ressaltou a importância da realização do encontro em Mato Grosso. “Temos um grande potencial produtivo no Estado. Queremos trazer com este evento uma nova visão na produção, através do conhecimento técnico e científico, com o objetivo de nos tornarmos referência para o país”, disse.

O presidente do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Paulo Okamoto, Mato Grosso se destaca pela organização do setor. “Essa é uma caminhada interessante para o setor apícola. Estamos hoje participando de um dos eventos mais bem organizados de um pequeno negócio. E isso se dá pela seriedade com o qual os produtores encaram seu trabalho”.

O governador Silval Barbosa afirmou durante o encontro que o Governo do Estado está apto a dar maior apoio ao setor apicultor. “Nossa preocupação é trabalhar para a melhoria da vida nossa população. Vamos enfrentar o desafio para transformar Mato Grosso em um dos maiores produtores de mel do país. E é possível dar continuidade aos investimentos neste setor e maior capacidade de fazer mais por esta cadeia produtiva. Para isso, precisamos levar mais tecnologia ao setor. O Governo está se comprometendo com o sonho de milhares de produtores em Mato Grosso”, afirmou.

CONGRESSO NACIONAL

Com o tema “Abelhas: Polinizadoras do Desenvolvimento Sustentável”, o 18º Congresso Brasileiro de Apicultura e 4º Congresso Brasileiro de Meliponicultura reunirá apicultores, especialistas e pesquisadores, que além de apresentar suas experiências, irão conhecer, debater e impulsionar iniciativas inovadoras e sustentáveis para apicultura brasileira.

Meio ambiente, tecnologia e mercado são os três eixos norteadores da programação técnica do evento. Palestras, mesas-redondas, mini-cursos, clínicas tecnológicas e outras atividades vão propiciar debates sobre o papel da apicultura no âmbito local, nacional e internacional.

Paralelo aos congressos, é realizada a Feira de Apicultura, que conta com exposição de produtos tanto para o apicultor como para a comunidade em geral, abrangendo vários setores: alimentação, saúde e beleza, artesanato, moda e entretenimento. Um desfile temático mostrará as inúmeras oportunidades de negócios desta cadeia produtiva.

Também está programada para o evento, no dia 21 de maio, uma Rodada de Negócio com a participação de empresas âncoras nacionais e internacionais, cujo foco será o acesso a mercados diversificados.

O Congresso é uma realização da Feapismat, Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), Governo do Estado de Mato Grosso e Sebrae.

Tags: