Aviário modelo é apresentado na Fenafrango 2010

25/05/2010 15:36

A Embrapa Suínos e Aves, empresa de pesquisa agropecuária vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, será uma das principais novidades da Fenafrango 2010, que inicia hoje, em Passo Fundo (RS)

A Unidade apresentará no evento uma proposta de aviário modelo, em parceria com a Doux/Frangosul e outras empresas que produzem equipamentos para a avicultura. “Queremos mostrar ao produtor a configuração ideal para um aviário, observando os cuidados necessários com a biossegurança e o bem-estar das aves”, explicou Levino Bassi, técnico da Embrapa Suínos e Aves que participou da montagem do aviário modelo. A Fenafrango 2010, prevista para o Parque Municipal de Exposições Wolmar Salton, vai até o dia 30 de maio e tem entrada gratuita.

O aviário modelo já é apresentado pela Embrapa Suínos e Aves e seus parceiros há quatro anos no Tecnoeste, evento que apresenta tecnologias para o meio rural em Concórdia (SC). A boa receptividade do público ao aviário modelo fez com que a direção da Fenafrango firmasse um acordo com a Embrapa para que ele fosse levado também para Passo Fundo/RS. O projeto elaborado para a Fenafrango levou em consideração as particularidades da avicultura praticada no Rio Grande do Sul. Não existem muitas diferenças em relação ao que é feito em Santa Catarina, mas a Embrapa Suínos e Aves observou a realidade da avicultura gaúcha a partir da parceria com a Doux/Frangosul.

Programação técnica

A Embrapa também terá uma participação especial na programação técnica do evento, onde pesquisadores apresentam palestras e coordenam debates. A primeira participação será na quarta-feira, dia 26, das 9 às 11 horas, com apresentação das palestras “Aspectos gerais da Biosseguridade na produção de frangos de corte” e “Novos desafios da sanidade na produção de frangos de corte” pelos pesquisadores Marcos Morés e Luizinho Caron, respectivamente. As palestras integram o painel “Manejo, sanidade e biosseguridade avícola”.

Neste mesmo dia, das 16 às 18 horas, os pesquisadores Paulo Armando de Oliveira e Paulo Sérgio Rosa abordam os temas “Fatores de ambiência que influenciam no bem-estar na produção de frangos de corte” e “ Manejo pré-abate: considerações para o bem-estar nesta fase da produção de frangos de corte”. As palestras integram o painel “ Bem estar, boas práticas de produção e manejo pré-abate de frangos de corte”.

Na quinta-feira, dia 27 de maio, o chefe geral da Embrapa Suínos e Aves, Dirceu Talamini, coordena o painel sobre “Exigências das qualidade e certificação internacional”, das 13h45 às 15h30. Já às 16h30, a pesquisadora Clarissa Silveira Vaz apresenta palestra sobre “Desafios da segurança alimentar decorrentes da sanidade” no painel sobre Biosseguridade da carne de aves e derivados.

O pesquisador e chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade, Gerson Scheuermann, falará, no Sábado, dia 29, às 10 horas, sobre “Qual é o sucesso do frango moderno? Desmistificação da questão do uso de hormônios em frangos”.

Além do aviário modelo e da participação técnica, a Embrapa Suínos e Aves mostrará outras tecnologias para a cadeia produtiva em um estande institucional. Os visitantes poderão conferir o Incinerador de Animais, o Misturador de Rações, uma maquete de biosseguridade, as linhagens de aves da Embrapa, as boas práticas de produção e orientações sobre uso da água e a prevenção da gripe A na produção de aves e suínos.

Tags: