Riva destaca crescimento da participação social das empresas de MT

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), fez a abertura na manhã desta quinta-feira (20), do V Seminário de Responsabilidade Social de Mato Grosso. O parlamentar ressaltou o aumento da participação das empresas em questões ligadas ao social. Segundo Riva, o conceito da responsabilidade social vem ganhando nova dimensão no mundo, se tornando …

25/05/2010 15:40



O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), fez a abertura na manhã desta quinta-feira (20), do V Seminário de Responsabilidade Social de Mato Grosso. O parlamentar ressaltou o aumento da participação das empresas em questões ligadas ao social.
Segundo Riva, o conceito da responsabilidade social vem ganhando nova dimensão no mundo, se tornando uma exigência da contemporaneidade.

“Cada vez mais a sociedade reflete e percebe que a solução dos problemas sociais é uma responsabilidade de todos e não somente do estado”, destacou.

Em Mato Grosso, o deputado avalia que o impacto desse novo conceito já é uma realidade. “É fácil notar que as empresas se preocupam com o social. Hoje, os empresários não visam apenas lucro. Há um compromisso com a responsabilidade social e ambiental”, afirmou Riva.

O deputado lembrou que, desde 2006, o seminário é realizado ininterruptamente com o objetivo de divulgar trabalhos sobre responsabilidade social em âmbito nacional. Citou como exemplo as ações das empresas “O Boticário” e “Ibase/Betinho”, assim como a divulgação dos trabalhos das empresas mato-grossenses.

Uma pesquisa nacional, conduzida pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), revelou que 60% das empresas do Estado do Rio de Janeiro vem realizando algum tipo de ação voltada para a comunidade desde o começo desta década. Em São Paulo, o percentual é de 66% e, em Minas Gerais mais de 80%.

“Em nosso estado, cresce o número de empresas que vem assimilando esse conceito e isso é evidente no número de empresas que se inscrevem a cada ano para receberem o Certificado”, analisou Riva.

SERVIÇOS – Na oportunidade, o presidente lembrou que a Casa de Leis mantém uma série de atividades voltadas ao social. Citou como exemplo a Escola do Legislativo, que atualmente oferece quatro cursos de graduação, 10 de pós-graduação e diversos outros cursos de aprendizagem e aperfeiçoamento, como aulas de inglês, espanhol e informática.

Em 2007, foi implantado um programa de coleta seletiva do lixo, onde o papel é coletado e comercializado e os recursos auferidos são utilizados em cursos de artesanato, plantio de árvores, trabalhos de conscientização. Há também o Espaço Cidadania, onde a população em geral pode tirar sua carteira de identidade e carteira de trabalho, além dos serviços gratuitos oferecidos por meio de um posto de atendimento da Defensoria Pública localizado nas dependências da Assembleia, para atender pessoas carentes.

Para atendimento dos funcionários da Casa, há equipe de dentistas, médicos, fisioterapeutas e enfermeiros, além do programa Qualivida, onde os servidores podem fazer exames preventivos de sangue, diabete, vacinações, campanhas de doação de sangue.

Em uma parceria com o Governo do Estado e a Caixa Econômica, foram entregues 193 casas destinadas aos servidores da Assembleia, Tribunal de Contas e do Ministério Público.

A Sala da Mulher realiza campanha de combate à pedofilia e contra a violência doméstica, bem como mantém ações voltadas à sociedade, com a colaboração financeira a entidades filantrópicas por meio do maior desfile de modas de Mato Grosso, o Cuiabá Fashion.

“As ações relatadas procuram demonstrar o comprometimento desta Casa com a responsabilidade social. Outros programas serão implantados visando a melhoria da qualidade vida do servidor e do atendimento a população”, explicou o presidente.

Os trabalhos desenvolvidos para o seminário são coordenados pela Comissão Mista de Responsabilidade Social do Poder Legislativo, que é constituída pelas seguintes entidades: Assembleia Legislativa, Federações da Agricultura, Comércio e Indústria; Associação Mato-grossense dos Municípios; Sindicato dos Contabilistas; conselhos Regional de Administração, Contabilidade e Serviço Social; Sesi; Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Cuiabá – BPW.

Inscrições – Os prazos para as empresas se inscrevem se encerra em 30 de junho. Outras informações podem ser obtidas no site da Assembleia Legislativa www.al.mt.gov.br.

Legislação – O Certificado de Responsabilidade Social, no âmbito do Estado de Mato Grosso, foi criado por meio da Lei nº 7687 de 25 de junho de 2002, de autoria dos deputados José Riva, Humberto Bosaipo e Eliene Lima. Na primeira edição, apenas cinco empresas participaram.