Encontro vai debater novas perspectivas para MT

31/05/2010 17:45

Teve início hoje (31), a partir das 18 horas, o XXVII Encontro de Prefeitos de Mato Grosso. O evento é uma realização da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e conta com as parcerias da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado. O tema deste ano ‘Municípios Mato-grossenses em Foco’ será debatido até a próxima quarta-feira (2), no Centro de Eventos Pantanal, em ciclos de palestras.

Durante o evento serão realizados o IX Encontro de Primeiras-Damas, o I Seminário dos Consórcios, o II Workshop de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente e a Feira de Desenvolvimento Econômico, com visitação escolar e pública, além de apresentações culturais e degustação da gastronomia típica das cidades do interior do estado.

Já estão confirmadas as presenças, na abertura oficial de hoje (31) à noite, do governador Silval Barbosa (PMDB); do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP); do presidente da AMM, Pedro Ferreira de Souza; do presidente do Tribunal de Contas, Valter Albano; e de outras autoridades públicas, além da sociedade civil.

Na abertura oficial, diversas autoridades políticas – que contribuíram para o desenvolvimento dos municípios mato-grossenses – serão homenageadas. Entre elas, o ex-governador Blairo Maggi, o governador Silval Barbosa e o presidente do Parlamento estadual, José Riva.

Às 20 horas acontece a abertura da visitação à feira do desenvolvimento econômico, espaço gastronômico e palco da diversidade cultural. Durante os dois dias de encontro, os debates serão voltados a temas técnicos inerentes às administrações municipais.

Entre os assuntos, destacam-se a transferências voluntárias, a licitação e registro de preços, o papel do TCE no aprimoramento da gestão municipal, Termo de Ajuste de Condutas (TAC), a Agecopa, a Gestão do SUS, o desenvolvimento sustentável dos municípios, o comportamento da receita do Estado, o modelo de gestão, entre outros.

No mesmo evento, as esposas dos gestores que compõem a Associação das Primeiras-Damas dos Municípios de Mato Grosso – APDM realizam o IX Encontro de Primeira-Damas e Gestoras Sociais. O evento faz parte da programação dos “Municípios Mato-grossenses em Foco”. Um dos temas a ser abordado é o projeto Terapia Comunitária.

Para esse encontro, já confirmaram presença a primeira-dama de Mato Grosso, Roseli Barbosa – que vai falar sobre as ações e projetos da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Ação Social; do secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos, Renaldo Loffi – que vai apresentar um panorama dos consórcios de desenvolvimento no Estado, entre outras autoridades.

 

Tags:
Política