Brasileiro vence prêmio Camões

A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, anunciou, esta segunda-feira, que o brasileiro Ferreira Gullar foi o vencedor da edição de 2010 do prémio Camões. Gullar tem uma obra extensa obra, que abarca diferentes registos, desde a poesia ao teatro, passando pelo ensaio e pela escrita para a televisão. O brasileiro sucede, assim, ao cabo-verdiano Arménio …

31/05/2010 20:05



A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, anunciou, esta segunda-feira, que o brasileiro Ferreira Gullar foi o vencedor da edição de 2010 do prémio Camões.

Gullar tem uma obra extensa obra, que abarca diferentes registos, desde a poesia ao teatro, passando pelo ensaio e pela escrita para a televisão. O brasileiro sucede, assim, ao cabo-verdiano Arménio Vieira, que vencera o prémio Camões em 2009. Na cerimónia de anúncio do vencedor do prémio, Canavilhas destacou a «actividade cívica e política» desenvolvida por Gullar contra a ditadura militar.

O prémio Camões foi instituído em 1988 pelos Governos de Portugal e do Brasil e visa «consagrar anualmente um autor de língua portuguesa que, pelo valor intrínseco da sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do património literário e cultural da língua comum».

O valor do prémio é de cem mil euros e será entregue em Lisboa, em data a anunciar.