Abrace o Rio Cuiabá tem despertado a preservação ambiental nas escolas

01/06/2010 21:23

Cerca de 130 instituições de ensino de Mato Grosso já confirmaram presença ao 6° Abrace o Rio Cuiabá, que vai acontecer no próximo domingo (06), às 7h30, na ponte Júlio Müller – bairro do Porto. No ano passado, 15 mil pessoas prestigiaram o evento, que é promovido pela Assembleia Legislativa a partir de uma idealização do deputado Sérgio Ricardo, presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais.
A diretora do Centro Educacional Professor Oscar da Costa Ribeiro, de Várzea Grande, Eva de Paulo Vieira Santos, informou que 50 estudantes estarão no evento. “Participamos desde o primeiro ´Abrace´, porque entendemos que essa ação tem um objetivo educacional, ou seja, despertar nos alunos a importância de preservar o rio Cuiabá e, é claro, o meio ambiente”.

Já a Escola Estadual André Avelino Ribeiro, localizada no CPA I, em Cuiabá, contará com 200 alunos e mais seis professores. É a quarta vez que a escola participa do Abrace o Rio Cuiabá.

“Desenvolvemos trabalho de conscientizarão ambiental com os nossos alunos e esse evento acrescenta muito no dia a dia dos estudantes”, disse o professor Édson Dias.

Para a professora Graciele Gomes Fonseca Vitor, da Escola Estadual Miguel Baracat, em Várzea Grande, “os alunos adoram participar do evento” e conseguem entender a importância que tem cada um jogar o lixo no lugar correto.

“Eles ficam preocupados em acabar a água e muito aborrecidos porque não podem mais tomar banho nos córregos e até mesmo nas praias do rio Cuiabá”, comentou.

O presidente da União Mato-grossense dos Estudantes (UMTE), Santana Campos, disse que irá apresentar à Secretaria Estadual de Educação que o Abrace o Rio Cuiabá seja considerado uma das ações de educação ambiental nas escolas.

O deputado Sérgio Ricardo informou que nos ônibus que irão buscar os estudantes nas escolas serão disponibilizados sacos plásticos para o recolhimento do lixo. Na Praça Luiz Albuquerque, no bairro do Porto, haverá três postos de coleta de todo o material.

“Temos que dar exemplo como fazemos todos os anos. Após o evento, tanto na ponte como em seu entorno, vamos deixar tudo limpo”, observou o deputado.

Tags: