Governador destaca avanços durante evento Municípios Mato-grossenses em Foco

01/06/2010 12:09

A procura por novas parcerias, conhecimentos e a troca de experiências entre gestores municipais, empresários, entre outros é a tônica do evento “Municípios Mato-grossenses em Foco – Perspectivas de uma Nova Era”. Realizado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), em parceria com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), o evento trata-se de um encontro entre os prefeitos dos 141 municípios de Mato Grosso. O governador Silval Barbosa participou da solenidade de abertura realizada ontem (31.05), no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, juntamente com outras autoridades. O evento vai até a próxima quarta-feira (02.05).

O objetivo do encontro é propiciar conhecimentos que viabilizarão mudanças estratégicas na condução da gestão administrativa e financeira das prefeituras, além de levar aos prefeitos e equipes informações sobre os recursos disponíveis nas esferas governamentais e os trâmites legais necessários para captação do investimento.

Entre os assuntos debatidos estão “Transferências Voluntárias, Licitação e Registro de Preços”; “O Papel do TCE no aprimoramento da Gestão Municipal”; “Termo de ajuste de condutas – TAC”; “Agecopa”; “Gestão do SUS”; “Desenvolvimento Sustentável dos Municípios”; “Comportamento da Receita do Estado”; “Modelo de Gestão que deu certo”; “A Implantação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas nos Municípios Brasileiros”; “Cidade Digital”; “Fontes de Recursos”; “Lei Complementar 131 e a Execução Orçamentária”; “Perspectivas da Economia Brasileira”; “Negócios – Setor Público”; entre outros.

Segundo o presidente da AMM, Pedro Ferreira, o encontro dos prefeitos de Mato Grosso é realizado todos os anos para demonstrar o potencial dos municípios do Estado. Ferreira agradeceu o apoio do Governo do Estado para a realização do evento. “Temos a honra de poder sempre contar com o apoio do Governo e com as parcerias que realizamos. A gestão municipal e estadual deve ser como uma engrenagem que funcione em harmonia”. O presidente da AMM destacou ainda o foco principal do encontro. “Vamos dar atenção especial às questões de gestão pública, que são fator determinante para um bom desenvolvimento do município. Graças ao Governo do Estado, nossas cidades estão conseguindo se desenvolver de maneira sólida e rapidamente”, afirmou.

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual José Riva, afirmou que o encontro vai além da troca de experiências. “Este é o momento que os prefeitos têm para se unir e cobrar soluções para as principais questões de desenvolvimento em cada região, além de solicitar junto às esferas competentes mais apoio com o objetivo de incrementar as ações governamentais em cada cidade. Os prefeitos precisam continuar mobilizados e lutando por condições de desenvolvimento cada vez mais justas”, ressaltou.

Durante a solenidade de abertura do evento, o governador Silval Barbosa destacou os avanços realizados pelo Governo do Estado que contribuem diretamente para o desenvolvimento dos municípios. Segundo Silval Barbosa a criação de uma política de implementação da logística para o escoamento da produção é fundamental para o crescimento de Mato Grosso. O governador parabenizou o empenho e dedicação dos empresários. “Sendo um Estado que está longe da região portuária, no litoral, e com uma taxa de crescimento acima da média, devo afirmar que todos os gestores e empresários presentes neste evento merecem aplausos”.

Silval Barbosa ressaltou ainda a importância do encontro entre os prefeitos, reafirmando o compromisso do Governo do Estado no trabalho conjunto com os gestores municipais. “Nosso compromisso é de nos aproximarmos cada vez mais dos prefeitos, nos mostrando presentes e realizando trabalhos em parcerias que vão dar melhor qualidade de vida à população”.

Após a solenidade de abertura, o governador fez uma visita à Feira de Desenvolvimento Econômico, onde estão expostos trabalhos realizados pelos 15 consórcios municipais de desenvolvimento na área de agricultura, artesanato, entre outros. Silval Barbosa também prestigiou apresentações culturais realizadas na Feira Gastronômica do evento. Também paralelo ao encontro serão realizados o IX Encontro de Primeiras-damas e Gestoras Sociais, o I Seminário dos Consórcios Intermunicipais e o II Workshop dos Secretários Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo.

Tags:
Política