03/06/2010 11:01
Candidato ao Senado, o ex-governador Blairo Maggi (PR) recebeu ontem, em ato político realizado em Acorizal, a sinalização do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), de que o Partido Progressista irá selar apoio à sua majoritária.
O anúncio do principal líder progressista de Mato Grosso reforça também a formação de palanque suprapartidário do ex-chefe do Executivo estadual. O estreitamento de laços entre o grupo político se transforma em importante viés para um eventual apoio da sigla à candidatura ao governo do chefe do Executivo estadual, Silval Barbosa (PMDB).
Riva reconheceu que é praticamente unanimidade no PP o respaldo para a candidatura de Maggi. Mas observou que o partido irá discutir questões relacionadas à administração com os postulantes ao governo antes de tomar qualquer decisão sobre apoio a um dos líderes.
“O nome do Blairo Maggi tem o meu apoio, dos deputados Eliene Lima e Pedro Henry e de outros líderes, e isso é maioria. Mas ainda vamos debater com o partido e também a questão da aliança”, explicou.
No Estado, o PP discute uma agenda para debater o plano de gestão do partido – que será apresentado para os postulantes à chefia de Mato Grosso. Existe entendimento na legenda de que só depois de analisar criteriosamente as propostas partirá uma definição sobre a composição.
Segundo a direção progressista, a aliança será selada com o partido que for o detentor de um projeto de administração que possua afinidade com as propostas do PP.
Na programação de visitas ao interior, o ex-governador Blairo Maggi tem contabilizado promessas para a construção de um palanque suprapartidário. Em Acorizal, o prefeito Meraldo Figueiredo de Sá (PR) anunciou que se licenciará do cargo para ingressar na campanha do ex-governador.
Segundo o gestor, o apoio é uma retribuição à gestão de Maggi enquanto governador do Estado, em favor dos municípios. Com a saída de Meraldo, assume o vice-prefeito, Evandro Monteiro.
No itinerário, Maggi também tem recebido manifestações de apoio de representantes de vários partidos, inclusive de siglas que fazem parte da base dos adversários nas eleições de 2010.
A comitiva de Maggi conta ainda com a participação do ex-secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki, além do ex-secretário estadual de Projetos Estratégicos, Aparecido dos Santos, o Cidinho.