Corpus Christi: São Gonçalo faz maior tapete de sal da América Latina

04/06/2010 08:20

O feriado de Corpus Christi virou também evento cultural e turístico, além de religoso. A tradição dos tapetes de sal em São Gonçalo cresceu tanto que ganhou o status de maior tapete religioso da América Latina. Esse ano foram dois quilômetros de imagens e dizeres em homenagem a Jesus Cristo.

Desde 7h da manhã da quinta, cerca de cinco mil fiéis já aguardavam o início da missa na frente da Igreja da Matriz, no centro de São Gonçalo. Até o fim do culto, que terminou com o início da procissão, às 11h, já eram mais de 30 mil pessoas, segundo o secretário de cultura do município, Carlos Ney.

A aposentada Eneida Costa, de 70 anos, que há mais de 15 anos participa da missa e da procissão de São Gonçalo, esse ano levou a amiga Maria das Graças, também aposentada de 65 anos, para ver o tapete pela primeira vez.

– Olhando os painéis dá para sentir vibrações positivas de uma forte religiosidade, que nos dias de hoje está difícil de encontrar – afirmou Eneida.

Para fazer os 241 painéis que compõe o tapete, os voluntários usaram 46 toneladas de sal grosso, 100 kg de serragem, borra de café, pedrarias e muita tinta corante.

Tags: