Feira de economia solidária na AL será realizada de 7 a 11 de junho

04/06/2010 16:46

Na próxima semana o saguão da Assembleia Legislativa vai ganhar cor e arte. É a edição 2010 da exposição de economia solidária, que irá contar com a presença de aproximadamente 30 empreendedores de Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Poconé, Chapada dos Guimarães, dentre outros municípios. O evento será realizado em horário comercial, de 7 a 11 de junho.

Tapetes, doces, bijuterias, licores, materiais reciclados de garrafa pet são alguns dos produtos que poderão ser encontrados no local. Economia solidária é definida como um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. A filosofia desse jeito diferente compreende não explorar ninguém, não levar vantagem e sempre respeitar o meio ambiente. Auto-gestão e projeto coletivo são palavras que expressam bem a filosofia da economia solidária.

Em Mato Grosso o Fórum Estadual de Economia Solidária (FEES/MT) foi formalizado em 26 de agosto de 2004 e tem como objetivo principal a formação e fortalecimento do Movimento de Economia Solidária (EcoSol).

A realização da exposição na Assembleia Legislativa atende ao requerimento feito pelo deputado estadual Ságuas Moraes (PT).

Uma das organizadoras, Gloria Muñoz, que é do Fórum Regional de Economia Solidária da Baixada Cuiabana, fala sobre a expectativa do evento. “Esperamos que muitas pessoas compareçam, conheçam o que os Empreendimentos Econômicos Solidários produzem, como se organizam e o que representa uma economia alternativa que valoriza, em primeiro lugar, as pessoas e a produção cooperativa. Afinal, uma outra economia já acontece!”.

Muitos dos artesãos que vão expor na Assembleia Legislativa já trabalham permanentemente no Centro de Comercialização de Economia Solidária, localizado na rua Antônio João, número 300, centro de Cuiabá, atrás do Palácio do Comércio. O local pode ser visitado de segunda à sexta, das 8 h às 17 horas e aos sábados, das 8 h às 14 horas.

Tags: