MT: lavouras de algodão registram queda de 13%

A redução é ainda maior e chega a 17% na safra 2009/2010 quando comparada a 08/09. Para o diretor do Instituto Matogrossense do Algodão (IMA), Álvaro Salles, o problema é atribuido principalmente ao efeito climático, com a falta de chuvas do mês de abril. Ele afirma que os cotonicultores que plantaram suas lavouras a partir …

04/06/2010 08:01



A redução é ainda maior e chega a 17% na safra 2009/2010 quando comparada a 08/09. Para o diretor do Instituto Matogrossense do Algodão (IMA), Álvaro Salles, o problema é atribuido principalmente ao efeito climático, com a falta de chuvas do mês de abril. Ele afirma que os cotonicultores que plantaram suas lavouras a partir de 15 de fevereiro devem sofrer perdas ainda mais acentuadas na produtividade do algodão, que podem chegar a mais de 50%.

A média de perda na produtividade, hoje, é de 10%. “A queda é uma realidade que deve reduzir a produtividade, em especial em áreas de plantação tardia”, diz ele. Já a produção não será muito prejudicada e pode diminuir no máximo 5%, segundo o Imea-MT. Enquanto na última safra foram colhidas 1,45 milhão de toneladas de algodão em caroço, nesta o volume colhido deve se manter em 1,44 milhão de toneladas, numa variação negativa de 0,7%. “Como os preços estão bons, o produtor deverá compensar ou recuperar essas perdas”, diz Salles. Mato Grosso produzirá 649,9 mil toneladas na safra 09/10, o que equivale a um aumento de 5,8% em relação à safra passada (614,2 mil toneladas) Já as exportações brasileiras de algodão deverão ser menores este ano, em função da redução da safra e do aquecimento do mercado interno, que eleva o preço do produto, segundo o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Haroldo Cunha.

PREÇO – Houve uma desvalorização de 6% até a última sexta-feira (28) de maio no preço pago pela pluma de algodão em relação ao início do mês passado, ao contrário de abril. Em Rondonópolis, os preços recuaram cerca de R$ 3 a arroba, e o valor da arroba é de R$ 50.