Exposição Cenário Cultural

07/06/2010 16:45

O Museu do Morro da Caixa D’Água Velha convida a população cuiabana para conhecer a exposição Cenário Cultural, um panorama da cultura contemporânea de Cuiabá. O projeto reúne em uma única exposição, fotografia e cenografia, traçando um panorama da cultura contemporânea da cidade, através da história de seus agentes. A exposição que vai até o dia 27 de junho, conta com 100 fotografias de aproximadamente quarenta artistas/grupos de teatro, música e dança, além dos objetos cênicos e instrumentos utilizados por eles na concepção e apresentação dos espetáculos.

A exposição contará ainda com cinco apresentações artísticas destinadas a agendamento escolar. As fotografias expostas fazem parte de alguns trabalhos desenvolvidos por Rosan Chaves, fotógrafo ascendente no estado de Mato Grosso. Há dois anos o fotógrafo vem se dedicando a registrar as produções artísticas e culturais em Cuiabá e no Estado.

Apaixonado pela música, teatro e áudio-visual, teve o privilégio de eternizar através de suas lentes, todos os espetáculos que fizeram parte da programação de re-inauguração do Cine Teatro de Cuiabá, marco histórico para Cuiabá e também em sua carreira. O resultado foi a exposição “Retrato Cultural”.

Segundo Rosan Chaves, a produção artística de Mato Grosso vem crescendo muito em quantidade e qualidade, mas ainda é necessário muito investimento em capacitação, formação de público e na divulgação destes produtos culturais. “É através do desenvolvimento das práticas culturais que os cidadãos têm fortalecida a sua identidade, garantindo a manutenção das características idiossincráticas de sua sociedade”, acrescentou.

Os visitantes poderão assistir gratuitamente a apresentações da Cia. Arte Negus, Cia. de Dança Rodinei Barbosa, Cia. Tereza João, Grupo Tibanaré e Vôo Livre Cia de dança, que serão apresentadas na Praça do Museu. A Cia. Arte Negus e os grupos vocais, Alma de Gato e Boca de Matilde farão as apresentações na abertura da exposição Cenário Cultural.

Tags: