Brasil conseguiu pela 1ª vez reduzir juros em uma crise, diz Meirelles

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles afirmou que;  pela “primeira vez, o país conseguiu dispor de uma política contracíclica e reduzir juros em um período de crise financeira”. Meirelles, que participou do III Fórum Brasil-Estados Unidos, na sede da Fecomercio, em São Paulo, comentou a decisão do BC de elevar os juros em 0,75 …

11/06/2010 10:32



O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles afirmou que;  pela “primeira vez, o país conseguiu dispor de uma política contracíclica e reduzir juros em um período de crise financeira”.

Meirelles, que participou do III Fórum Brasil-Estados Unidos, na sede da Fecomercio, em São Paulo, comentou a decisão do BC de elevar os juros em 0,75 ponto, anunciada na véspera.

“Às vezes nos esquecemos que em anos anteriores, quando a economia estava contraindo, entrando em um processo recessivo, o BC tinha subido em vez de baixar os juros. Em 99, os juros foram para 45% ao ano. O que fizemos ontem é exemplo de uma política contracíclica”, disse Meirelles, referindo-se à política adotada pelo governo de reduzir juros durante a a crise. “Baixamos a Selic durante a crise e, antes de sofrer com a falta de provisão, subimos os juros”, afirmou.

Segundo presidente do BC, o país está mais preparado para enfrentar crises. “Trabalhamos e nos preparamos para o pior, mas sempre torcemos pelo melhor”, afirmou.

“Não sabemos quais serão as implicações dessa crise, mas estamos fortalecidos e preparados”.