Expectativa é grande e movimenta Tangará da Serra para Governo Itinerante

18/06/2010 09:07

Secretários e funcionários do Estado, prefeitos, primeiras-damas, lideranças políticas da região Médio-Norte e a população local começam a movimentar Tangará da Serra (239 Km de Cuiabá), que será a sede do Executivo estadual, com a segunda etapa do Governo Itinerante, instalado pelo governador Silval Barbosa, que será realizado nesta sexta-feira (18.06), pela manhã no Centro Cultural e a tarde nos gabinetes provisórios montados nas dependências do Centro Estadual de Educação Profissionalizante e Tecnológico (Ceprotec).

É grande a expectativa para este evento que possibilitará o contato direto com a população de um modo geral. De acordo com a secretária de Estado de Turismo, Vanice houve a percepção de que além do envolvimento dos empresários do setor turístico o Governo conseguiu levar àqueles que não têm condições de ir à capital essa mobilidade de uma forma mais ampla às pessoas que comparece e são atendidas. “É nesse momento que existe uma liberdade maior para falarem das demandas locais e conhecerem as ações do Governo”, disse a secretária.

Com cerca de 18 atendimentos na primeira etapa do Governo Itinerante, em Cáceres (225 Km a Oeste de Cuiabá) na semana passada, Vanice informou que para esta sexta-feira já houve a solicitação de vários agendamentos, como prefeito e secretário de Barra do Bugres e o prefeito de Campo Novo do Parecis, reuniões estas importantes para conhecer a atividade turística de cada município, discutir as ações e implementá-las.

BENEFÍCIOS PARA MÉDIO-NORTE

Visando levar melhorias significativas à cidade de Tangará da Serra e região o governador Silval Barbosa assinará vários convênios, ordens de serviços e termos de autorização de investimentos nas mais diversas áreas. Entre eles estão, na Educação, a construção de quatro escolas, um Centro de Formação e Atualização de Profissionais da Educação (Cefapros) e cinco laboratórios no município de Barra do Bugres, inauguração de três quadras cobertas em Tangará da Serra, entrega de ônibus escolares para os municípios de Tangará da Serra, Nova Olímpia, Nova Maringá e Brasnorte.

Na ação social, através da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), serão entregues ônibus para as Apaes e Pestalozzis e carros e computadores para os Conselhos Tutelares para todos os municípios da região Médio-Norte.

OPORTUNIZANDO INCLUSÃO

Depois de 21 anos de espera os alunos e professores da Escola Estadual Manuel Marinheiro podem contar com um lugar amplo, arejado, bonito, aconchegante, com estrutura necessária para atender a comunidade educacional, como ela realmente merece. Graças a investimentos do Governo do Estado na Educação, através da reforma geral, a Escola hoje é referência e possui lista de espera para matrícula de alunos.

Conforme a coordenadora da instituição, Vilma Ferreira Barbosa, os investimentos do Estado na Educação, nos últimos sete anos foram muito úteis, e está a contento, porém ainda há muito o que se fazer. “Antes a situação era bem precária, mas hoje, com essa estrutura, a procura tem sido grande porque o ambiente agradável. É um sonho realizado”, disse Vilma.

Estão matriculadas na Escola 580 alunos, do primeiro ao quinto ano, sendo que a noite ainda contam com os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), assistidos por um total 38 professores.

Para a coordenadora da Escola a iniciativa do governador em realizar o Governo Itinerante é de grande valia. “As autoridades tem que ver a realidade de perto. Sabemos que a demanda é grande, mas toda tentativa é válida quando o objetivo é o bem estar da população”, finalizou.

GOVERNO ITINERANTE
A promoção do desenvolvimento regional norteia mais essa ação do Governo do Estado que espera receber representantes de todos os municípios da região Médio-Norte. O objetivo do evento é constatar os problemas e demandas de cada município, discutir soluções e estreitar contato com as comunidades de cada polo.

Tags: