Pescador diz ter capturado piranha em lago na Inglaterra

18/06/2010 18:19


O pescador Derek Plum diz ter capturado uma piranha num pequeno lago em Folkestone, no sul da Inglaterra, segundo informa a imprensa local. O fato é inusitado, já que o peixe carnívoro é típico da América do Sul, em especial das bacias do Amazonas, Orinoco, Paraná e São Francisco.

“Levei cerca de 15 minutos para puxá-la. Quando emergiu, ela se debatia e parecia maluca”, lembra Plum. “Os outros pescadores gritavam ‘Você pegou uma piranha’. Eu não acreditava”, contou o pescador ao diário “The Sun”.

Um site de notícias local já questiona se o peixe era mesmo uma piranha, já que dificilmente sobreviveria nas baixas temperaturas de um lago na Inglaterra, e cita um especialista segundo o qual se trata de um pacu – o que seria menos assustador, já que este peixe é herbívoro, mas ainda assim inusitado, já que também é típico da bacia amazônica.

De qualquer forma, a hipótese mais provável, segundo a imprensa inglesa, é que alguém mantinha o peixe em aquário e resolveu se livrar dele no lago em Folkestone. A introdução de espécies estranhas em regiões geográficas distantes representa um perigo para o equilíbrio ecológico.