Fórum debate cenário logístico de Mato Grosso com presença do governador Silval Barbosa

20/06/2010 09:36

O Fórum de Novo Cenário de Logística de Mato Grosso, realizado no dia 19.06, em Primavera do Leste (262 km de Cuiabá), com a presença do governador Silval Barbosa que, em seu discurso de abertura, reafirmou o compromisso do Governo do Estado com o segmento produtivo de Mato Grosso, lembrando que já foram construídos em quase 8 anos de governo mais 4,5 km de rodovias em parceria com as prefeituras e produtores rurais.

O governador enfatizou a necessidade de Mato Grosso parar de gerar empregos fora de Mato Grosso ao exportar produtos in natura e que precisa de coragem para continuar com a “nossa prática de incentivos fiscais” para atrair mais e novas empresas para agregar valores aos nossos produtos e gerar renda e empregos para os mato-grossenses.

Aliado a isso é necessário, lembrou o governador Silval Barbosa, uma se fazer uma logística intermodal que possibilitem a retirada dessa produção de forma competitiva, com frete mais barato, que vai gerar ganhos ao produtor e colocar produtos mais em conta no mercado. “Daí a importância dessa discussão com a participação de todos com o objetivo de melhorar a logística de Mato Grosso”.

O diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), representando o governo federal, deu uma panorâmica geral de todas as obras importantes do sistema intermodal para o Centro-Oeste, Mato Grosso e para região de Primavera do Leste. Segundo ele, os produtores da região, por sua participação na produção de grãos, vai precisar de um ramal para interligar a ferrovia. Segundo ele, vai se precisar decidir se vai ligar à Ferrovia Centro-Oeste ou à Ferronorte. Através dessa ligação a região de Primavera, destacou Pagot, os produtores vão poder escolher qual o Porto pelo qual vai exportar.

Em seguida, o diretor do Dnit historiou a situação de todas rodovias federais em Mato Grosso, com destaque para as BR 251, BR 359, o prologamento da BR 242 e mais especificamente a BR 163.

ENTREVISTA – O governador Silval Barbosa, antes do evento, concedeu uma entrevista uma emissora de rádio local, a Nova FM, na qual falou da situação da MT 130, que está em processo de privatização, mas que está com o processo de licitação parado por questionamento na justiça. O governador se comprometeu em recuperar os trechos mais afetados com operação tapa-buraco e/ou lama asfáltica, devido a importância da mesma, não só para o escoamento da produção como também com a integração com Poxoréu e Rondonópolis.

Após a entrevista o governador, ainda na sede da emissora, recebeu um grupo de produtores rurais do Assentamento Alto Paraíso do Leste (do município de Poxoréu). Os assentados disseram que estão isolados por conta das condições da estrada que dá acesso ao assentamento, no qual mora em torno de 30 famílias. O governador se sensibilizou com a demanda e se comprometeu em conversar com a prefeitura de Poxoréu e em conjunto recuperar os 15 km de estrada. Cleunice Evangelista de Jesus Sacramento, representante dos assentados, disse que saiu muito satisfeita do encontro com o governador.

O Fórum Novo Cenário de Logística de Mato Grosso é uma realização do Governo de Mato Grosso, em parceria com o Dnit, Assembleia Legislativa de Mato Grosso e Prefeitura Municipal de Primavera do Leste.

Tags: