Qualix para de recolher lixo hoje à noite

23/06/2010 18:16

A coleta de lixo em Cuiabá poderá ser paralisada a partir desta quinta-feira(24), caso a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) não viabilize uma nova área para que o lixo seja depositado. O diretor regional da Qualix Serviços Ambientais, Gilberto Gaspar, afirmou que a empresa fará a coleta somente até hoje à noite.

O atual aterro sanitário está com sua capacidade esgotada e o problema foi levantado pelo Ministério Público Estadual (MPE), que notificou a prefeitura e estabeleceu um prazo para solução. Até o momento, no entanto, a Sanecap não conseguiu cumprir a determinação.

No último dia 5 de maio, o promotor de Meio Ambiente, Gerson Barbosa, se reuniu com representantes da Sanecap e a Qualix Serviços Ambientais S/A, responsável pela coleta de lixo na Capital, para discutir a questão e tentar evitar o problema.

Na ocasião, ficou estabelecido que a companhia teria 20 dias para definir o novo local e o prepará-lo antes do atual se esgotar. “Eles assumiram o compromisso, mas não o fizeram”, declarou o promotor.

Gerson Barbosa afirmou que essa situação é inadmissível, uma vez que a própria Sanecap foi avisada do problema. Ele ainda ressaltou que o MPE se posicionará contra qualquer possibilidade de se depositar lixo em áreas sem a devida preparação.

“Vou me reunir com a Sanecap e a Qualix para verificarmos uma solução e também discutir as penalidades”, disse o promotor.

A empresa informou que ficará com os caminhões carregados até que a Prefeitura de Cuiabá providencie o novo espaço para depósito dos detritos. “Mandamos oito ofícios para a Sanecap, para providenciar o novo local, mas, até agora, nada. O aterro sanitário atual atual se exauriu na sexta-feira e, por questão técnicas, estamos sendo obrigados a parar a coleta”, afirmou Gilberto Gaspar, diretor regional da Qualix.

Gaspar informou que a coleta de lixo vem sendo realizada de uma forma reduzida, justamente para que evitasse a chegar nessa situação. Ele reafirmou que o lixo será recolhido só até a noite desta quarta-feira.

“Não vamos depositar o lixo em qualquer área; prezamos pelos nossos selos de qualidade e também não incorreremos em cometer crimes ambientais. Os caminhões ficarão parados no aterro”, disse o empresário.

O chamado “Lixão” recebeu 120 mil toneladas de lixo nos últimos oito meses. A empresa informou que vem trabalhando os últimos 30 dias com o aterro sobrecarregado. “Se tem lixo sem estar coletado, não é vontade nossa, mas sim por essa questão técnica”, disse.

Outro lado

A Sanecap ficou de indicar um responsável técnico do assunto para dar uma resposta à reportagem.