Plantas que dão flores ajudam a resfriar a atmosfera, diz estudo

Novo estudo publicado na última edição da revista “Proceedings of the Royal Society B” aponta que as plantas com flores (angiospermas) têm um efeito de resfriamento sobre a atmosfera, em especial na região amazônica. Os cientistas geraram simulações em computador que mostram que, se as angiospermas flores fossem substituídas por outras plantas, a Amazônia teria …

24/06/2010 10:39



Novo estudo publicado na última edição da revista “Proceedings of the Royal Society B” aponta que as plantas com flores (angiospermas) têm um efeito de resfriamento sobre a atmosfera, em especial na região amazônica.

Os cientistas geraram simulações em computador que mostram que, se as angiospermas flores fossem substituídas por outras plantas, a Amazônia teria uma zona de floresta tropical úmida 80% menor que a atual.

Segundo explica um dos autores, Kevin Boyce, da Universidade de Chicago, isso se deve ao fato de terem folhas com muito mais nervuras, capazes de fazer fotossíntese mais rapidamente, capturando mais gás carbônico e transpirando mais água para a atmosfera.

Assim, estes vegetais funcionam como verdadeiros dutos de água do solo para o céu, propiciando as fortes chuvas amazônicas.

A evapotranspiração das plantas funciona como um sistema de refrigeração do planeta e uma mudança de sua distribuição no planeta influiria em diversos aspectos da atmosfera, como por exemplo as correntes de ar.