Harvard diz ter criado chip que imita pulmão humano

Cientistas do instituto Wyss, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, afirmam ter criado um microchip que imita um pulmão humano vivo. De acordo com Harvard, o aparelho tem o tamanho de uma borracha escolar e é feito com células pulmonares e de veias. Os pesquisadores dizem que, pelo fato de o dispositivo ser transparente, …

25/06/2010 15:43



Cientistas do instituto Wyss, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, afirmam ter criado um microchip que imita um pulmão humano vivo. De acordo com Harvard, o aparelho tem o tamanho de uma borracha escolar e é feito com células pulmonares e de veias.

Os pesquisadores dizem que, pelo fato de o dispositivo ser transparente, ele pode ser utilizado para entender melhor o funcionamento do órgão, sem ter que utilizar um pulmão vivo. Entre os possíveis estudos, estariam testes sobre absorção de toxinas e outras substância e a eficácia de novas drogas.

Segundo o autor do estudo, Donald Ingber, a capacidade do equipamento em prever os efeitos de nanopartículas e imitar o mecanismo de resposta inflamatório contra patógenos é uma prova de que “órgãos em chips podem substituir muitos estudos com animais no futuro”.