Brasil e África: parceria de craques também nos negócios

Além da Copa do Mundo, Brasil e África também firmaram laços nos negócios. As dificuldades de exportação e as peculiaridades do mercado não impediram que a catarinense Level Trade exportasse um dos gêneros básicos da alimentação africana: o ovo. Através de um consórcio de produtores do interior do Paraná, a Level Trade se tornou um …

26/06/2010 13:23



Além da Copa do Mundo, Brasil e África também firmaram laços nos negócios. As dificuldades de exportação e as peculiaridades do mercado não impediram que a catarinense Level Trade exportasse um dos gêneros básicos da alimentação africana: o ovo.

Através de um consórcio de produtores do interior do Paraná, a Level Trade se tornou um braço comercial e está investindo cada vez mais na exportação para a África e Oriente Médio.

Para entrar de cabeça neste negócio, a empresa, localizada em Itajaí, teve que investir em certificado Halal e em máquinas de impressão de ovos. “Os ovos para o Oriente Médio têm que ter um carimbo com data de validade e lote de produção, pois neste mercado eles são vendidos individualmente e não em caixas de dúzia como aqui no Brasil”, revela Jorge Gaidzinski Carneiro, gerente de exportação da Level. Confira no Box algumas regras para alimentos Halal:

Halal é uma palavra árabe que significa legal, permitido. Todos os alimentos são considerados Halal, exceto:

– carne de porco e seus derivados;
– animais abatidos de forma imprópria ou mortos antes do abate;
– animais abatidos em nome de outros que não sejam Alá;
– sangue e produtos feitos com sangue;
– álcool e produtos que causem embriaguez ou intoxicação
– produtos contaminados com algum dos produtos acima.

*Animais como os bovinos, caprinos, ovinos, frangos podem ser considerados

Halal, desde que sejam abatidos segundo os Rituais Islâmicos (Zabihah).

Fonte: The Islamic Food and Nutririon Council of América e The Muslim Food Board.

Especializada em Comércio Exterior, a Level Trade oferece avançadas ferramentas de gestão e uma estrutura de ponta capaz de solucionar todas as etapas da importação e exportação de maneira transparente, garantindo a melhor relação custo x benefício.

Estrategicamente instalada em Itajaí, próximo dos principais portos de Santa Catarina, que estão entre os maiores e mais modernos do País.