Para Riva, candidatura de Mendes prejudica Wilson

29/06/2010 09:22

Um dos principais líderes do PP, o deputado estadual José Riva afirmou que a candidatura à reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB) será beneficiada com a confirmação do empresário Mauro Mendes (PSB) na disputa. Segundo ele, a performance do socialista prejudicará diretamente a candidatura do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB).

“A minha análise é de que a manutenção do nome de Mendes é muito interessante para o Silval e prejudicial ao Wilson. Eles já disputaram aqui e ele (Mauro) é uma espécie de antítese de Wilson”, afirmou.

Para o presidente da Assembléia, a candidatura de Mendes dá outra roupagem à disputa na Baixada Cuiabana, nicho eleitoral em que o grupo de Wilson Santos aposta para tentar abrir vantagem e superar Silval nas urnas.

“O Mendes entra forte, em pé de igualdade, com Wilson em Cuiabá, causando uma divisão de votos. No interior, onde Silval está melhor, tanto Wilson como Mendes entram com menos intensidade. As pesquisas estão apontando para isso também”, declarou.

Em 2008, durante eleições municipal em Cuiabá, Wilson Santos e Mauro Mendes (na época no PR) protagonizaram uma disputa acirrada pela prefeitura, que levou as eleições ao 2º turno. Wilson foi reconduzido ao cargo, com 61 mil votos de frente, mas criou-se um clima de rivalidade entre os dois. Apesar de não fazer criticas pontuais a administração deixada por Santos, a tendência é que Mauro abra a caixa de ferramentas contra o tucano.

Independente da questão partidária, Riva declarou que, quanto maior o número de candidaturas, melhor para o processo eleitoral.

“É muito salutar para sociedade ter mais uma opção de escolha. Isso eleva o nível do debate e propicia mais cautela na análise dos eleitores”, declarou.

Vice

Com a confirmação de Mendes candidato, cuja possibilidade dele ser o vice do Silval chegou a ser cogitada, Riva declarou que a escolha do nome para compor com o governador deverá sair de uma decisão suprapartidária. “Vamos discutir e debater essa questão até o dia 30. Essa escolha será tirada entre todos partidos da coligação, e não ficará a cargo de um partido”, disse.

O nome do presidente regional do PP, ex-secretário Chico Daltro, chegou a ser cogitado como vice de Silval. Para o peemedebista, é fundamental que o nome a ser escolhido tenha representatividade na Baixada Cuiabana.

Tags: