Sonda registra cratera “mole” de Marte em alta resolução

A administração do projeto HiRise – do governo dos Estados Unidos e da Universidade do Arizona – divulgou uma imagem em alta resolução de uma incomum cratera com solo mole em Marte. Segundo os astrônomos, a cratera faz parte de um grupo que tem o solo parecido com lama. Os cientistas afirmam que essa e …

05/07/2010 10:02



A administração do projeto HiRise – do governo dos Estados Unidos e da Universidade do Arizona – divulgou uma imagem em alta resolução de uma incomum cratera com solo mole em Marte. Segundo os astrônomos, a cratera faz parte de um grupo que tem o solo parecido com lama.

Os cientistas afirmam que essa e outras crateras parecidas no planeta elas são formadas geralmente por causa do gelo que existe no solo e que é derretido pelo impacto de um meteorito, produzindo a grande quantidade de lama.

De acordo com os astrônomos, essa cratera é um pouco diferente das demais, já que parte do líquido parece ter evaporado. além disso, há partes do solo mais próximas à superfície que se mantêm firmes – associadas a grandes rochas -, enquanto as mais profundas estão moles.

Os astrônomos acreditam que existia uma grossa camada de gelo protegida por uma fina camada de rochas acima dela. Quando o meteorito atingiu o local, ele teria perfurado a camada de rochas e evaporado parte da água no subsolo, o que explicaria a presença dos dois tipos de solo em níveis diferentes.