Inauguração do Ponto de Cultura abre oportunidade de lazer em Várzea Grande

06/07/2010 15:46

O Ponto de Cultura Centro Popular Dorcelina Folador abre as portas para o público a partir de hoje terça-feira (06.07), na Vila Artur, em Várzea Grande. Um espaço para o fomento às atividades culturais gratuitas por meio de cursos, oficinas artesanais e dança regional. Durante a cerimônia, o secretário de Estado de Cultura, Oscemário Daltro, puxou a faixa simbólica de inauguração do Ponto de Cultura.

O secretário enfatizou que esta ação é exemplar de preservação da cultura no Estado. “São ações dessa natureza que fazem a diferença e contribuem para atender a população mais carente. Um projeto que vem contribuir naquilo que for possível para trazer melhoria para o povo mato-grossense”, disse Oscemário Daltro.

A solenidade contou com diversas apresentações culturais, como, a dança regional do Siriri. Vale ressaltar que o Centro Popular Dorcelina Folador já existia, no entanto, o local foi potencializado com adequação do espaço físico e compra de equipamentos de informática. “O projeto será realizado em três anos, sendo que 180 mil serão repassados para o Centro Popular Dorcelina Folador”, afirmou o delegado de cultura, Nériton Patrick.

Assim, o Ponto de Cultura difunde os meios de produção artística, na forma de intercâmbios, trocas simbólicas, estímulo à geração de renda, além de promover a produção cultural regional.

Segundo a coordenadora do Dorcelina Folador irmã Madalena Herrmann, as atividades oferecidas no espaço contribuem de formas significativas quanto ao fazer nas diferentes linguagens artísticas, colocando os participantes em contato com seus potenciais criativos.

“Atendemos as pessoas carentes com a intenção de preservar a cultura regional”, disse irmã Madalena Herrmann, ao destacar que, o Siriri é ensinado na comunidade Vila Artur, como também nos bairros Jardim Alá e Serra Dourada, em Várzea Grande.

O Ponto de Cultura é uma ação prioritária do Ministério da Cultura (MinC) em convênio com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Atualmente, existem cerca de 2,5 mil Pontos de Cultura em todo o Brasil e em Mato Grosso têm cerca de 40.

SERVIÇO

O Ponto de Cultura Centro Popular Dorcelina Folador está localizado na rua S, Quadra 39, L:02, no bairro Vila Artur, em Várzea Grande.

Tags: