Licitação para a ampliação do aeroporto sai no dia 15

06/07/2010 15:55

O edital de licitação para ampliação da área de desembarque do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, será aberto no próximo dia 15. No valor de R$ 2,7 milhões, a reforma é o primeiro passo para a ampliação do terminal aeroportuário visando à Copa do Mundo em 2014.

As obras estão previstas para começar no segundo semestre deste ano e, segundo o superintendente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Sérgio Kennedy, a entrega acontecerá no primeiro semestre de 2011. A expansão do desembarque, atualmente, é um dos pontos emergenciais do aeroporto.

O projeto de ampliação estava previsto para ser executado em novembro de 2008, antes mesmo da escolha de Cuiabá como uma das 12 cidades-sedes da Copa 2014, porém, por problemas relacionados à licitação, foi adiado. “Demos um upgrade [atualização] no projeto e estamos lançando o primeiro passo para melhorar nosso aeroporto, já que, atualmente, o local não comporta a demanda”, disse Kennedy, em entrevista ao MidiaNews.

A Infraero ainda prevê, para o próximo ano, a abertura de outro edital, no valor de R$ 85 milhões, para adequação do sistema viário de acesso ao aeroporto, remanejamento da atual área administrativa, instalação de pontes de embarque, reforma e ampliação do atual estacionamento.

No contexto desse edital, previsto para ser lançado no segundo semestre de 2013, segundo Sérgio Kennedy, o terminal estaria preparado para a eventualidade de Cuiabá ser escolhida como uma das sedes da Copa das Confederações. O evento serve de preparativos para o Mundial de 2014, como o diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, informou ao site, na semana passada.

“Apesar da entrega oficial prevista para 2013, nosso objetivo é que, até o fim de 2012, o aeroporto esteja pronto. Com certeza, estaremos preparados para receber a Copa das Confederações”, afirmou o diretor da Infraero.

Atualmente, o terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Marechal Rondon tem uma área de 5.460 m²; com a ampliação, chegará a 18.550 m². Hoje, a demanda de passageiros chega a 1,4 milhão anualmente; após as obras, a expectativa é de 2,17 milhões. Os dados são da Infraero.

Tags: