Representantes de 141 municípios participam de treinamento do CadÚnico

06/07/2010 19:33

Mais de 200 representantes dos 141 municípios do Estado estiveram presentes na abertura da qualificação sobre o novo Formulário do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), promovido pela Secretaria de Trabalho Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs). O treinamento se estende ate a próxima sexta-feira (10.06), no Mato Grosso Palace Hotel, centro de Cuiabá, das 08h às 18h.

O CadÚnico a partir de agora terá um novo formulário de preenchimento, com informações mais detalhadas sobre as famílias de baixa renda que participam dos programas sociais, como Bolsa Família e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI).

As informações reunidas no formulário do CadÚnico poderão ser utilizadas nos diversos programas do Governo Federal. “O formulário terá 32 páginas e deve servir como um banco de dados sobre as condições de saúde, habitação, saneamento básico e educação de cada família cadastrada”, disse a secretária de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Roseli Barbosa, na abertura do evento.
De acordo com o secretário adjunto de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Junior estão sendo capacitados gestores municipais dos Programas Sociais de todos os municípios e pessoas que trabalham diretamente nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). O treinamento vai dividir os participantes em grupos para facilitar a aprendizagem.

A solenidade contou também com a participação da presidente da Associação das primeiras Damas do Estado, Alessandra Campos de Abreu Nicoli, do presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Arlindo de Arruda e Silva Filho, da representante da Secretaria Estadual de Educação, Sônia Bispo de Amorim Arruda e da presidente do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social, Karla Alves de Freitas Lautenslager.

MUNICÍPIO MODELO

O novo formulário foi testado inicialmente em oito municípios brasileiros, que serviram de modelo para instalação do novo cadastramento no restante do país. Alta Floresta (803 km de Cuiabá) foi um dos escolhidos para integrar as novas mudanças. “Nosso município conta hoje com mais de 2000 famílias participantes do Programa Bolsa Família, por isso acredito que o novo modelo de coleta de informações do CadÚnico irá melhorar a forma de classificação das famílias de baixa renda que realmente atendem os critérios do programa, como a renda per capta de R$ 70 por pessoa da família” disse a atendente do CRAS de Alta Floresta, Edionar Ramos.

Tags: