Governador recebe título de Presidente de Honra do Instituto Histórico e Geográfico

07/07/2010 09:58

O Instituto Histórico e Geográfico do Estado de Mato Grosso (IHGMT) realizou sessão solene para a posse do governador Silval Barbosa à presidência de honra da instituição. A solenidade irá ocorrer na Casa Barão de Melgaço no centro de Cuiabá, sede do Instituto, a partir das 19h, para entrega de um diploma e também de placa de reconhecimento aos relevantes serviços ao Instituto.

O título honorífico de Presidente de Honra do Instituto é concedido ao chefe de Estado, em cumprimento ao artigo 26 do estatuto do IHGMT. Silval Barbosa será o segundo governador de Mato Grosso a ser homenageado com a honraria instituída ainda no governo de Dom Aquino Corrêa, fundador da instituição no ano de 1919. O primeiro foi o então governador Blairo Maggi, em 2003.

Conforme o presidente do IHGMT, João Carlos Vicente Ferreira, Dom Aquino criou o Instituto e achando por bem todos os chefes de Estado continuarem participando da instituição incluiu o título ao estatuto. “É uma honraria que se concede ao governador, por representar a memória do povo mato-grossense”, disse João Carlos ao lembrar que o Instituto tem esta incumbência de ser repositório e de fazer a guarda histórica de Mato Grosso.

Na Casa Barão de Melgaço, o Instituto Histórico e Geográfico guarda a história de Mato Grosso, um importante acervo das famílias tradicionais. O IHGMT é uma das mais antigas instituições culturais do Estado que tem por objetivo fomentar a pesquisa e a preservação histórico-geográfica por meio de atividades científicas e também culturais. Atualmente, conta com 40 membros.

A Casa Barão de Melgaço, onde funciona conjuntamente a Academia Mato-grossense de Letras, está localizada na Rua Barão de Melgaço, nº 3.869, Centro – Cuiabá/MT.

Tags: