Projeto Olá,Turista! será apresentado na próxima terça-feira, em Cuiabá

O projeto de qualificação em idiomas “Olá, Turista!”, coordenado pelo Ministério do Turismo, será apresentado na próxima semana a associações e instituições ligadas a atividades turísticas do Estado. No dia 13 de julho, técnicos do Ministério do Turismo estarão em Cuiabá para apresentar o projeto e avaliar as demandas de capacitação dentro do ‘Olá, Turista!. …

09/07/2010 09:50



O projeto de qualificação em idiomas “Olá, Turista!”, coordenado pelo Ministério do Turismo, será apresentado na próxima semana a associações e instituições ligadas a atividades turísticas do Estado. No dia 13 de julho, técnicos do Ministério do Turismo estarão em Cuiabá para apresentar o projeto e avaliar as demandas de capacitação dentro do ‘Olá, Turista!. A apresentação vai ocorrer durante a 61ª Reunião do Fórum Estadual de Turismo, no Centro de Eventos Pantanal, a partir das 14h.

O projeto Olá, Turista! é realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho e vai abranger todas as cidades-sede da Copa 2014 ofertando capacitação em línguas estrangeiras: inglês e espanhol. A qualificação de profissionais é uma das preocupações do Ministério do Turismo, uma vez que a recepção e boa orientação de turistas é uma das vitrines do setor. Preocupado em ampliar o universo de pessoas aptas a bem receber e que estejam em sintonia com o planejamento de promoção e divulgação do turismo para os próximos quatro anos, o MTur quer capacitar em torno de 300 mil profissionais até a chegada da Copa de 2014. Além do Olá Turista!, outro projeto é o Bem Receber Copa, que será desenvolvido junto com associações do trade turístico brasileiro.

Para o ministro do Turismo, Luiz Barretto Filho, a vinda da Copa é um momento propício para acelerar a capacitação do receptivo, dos trabalhadores que lidam direta ou indiretamente com o turismo: taxistas, garçons, recepcionistas, policiais, guardas municipais, barraqueiros, artesãos.

A secretária de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, argumenta que a qualificação e capacitação têm influencia direta nos serviços prestados. “É por meio de um bom atendimento que temos resultados satisfatórios, que temos retorno daquele turista que passa a informação adiante do que ele recebeu. Ter um profissional cada vez mais qualificado é primordial para assegurar um bom atendimento a quem chega aqui para conhecer nosso Estado e levar uma boa imagem de Mato Grosso”, assegura a secretária de Turismo