Ministério do Turismo vai investir 440 milhões em programas de qualificação nas cidades sede da Copa de 2014

14/07/2010 14:53

Elder Fernando é garçom em Cuiabá e está sempre a procura de um curso que possa melhorar sua qualificação. Em Cuiabá, o garçom procurou no lançamento do programa Olá,Turista!, que ocorreu na terça-feira (13.07), no Centro de Eventos do Pantanal, informações de como se inscrever em um dos cursos que irá qualificar trabalhadores nas atividades de hotelaria, alimentação fora do lar e transporte, nos idiomas estrangeiros espanhol e inglês.

O programa Olá,Turista!, do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Roberto Marinho vai qualificar trabalhadores como Elder em todas as cidades-sede que vão receber jogos do mundial de futebol em 2014. O representante do MTur, Valdir Neves Cardoso, apresentou o programa e ressaltou que o investimento para a qualificação é de R$ 13 milhões. O Olá, Turista! integra o programa Bem Receber Copa, que prevê a qualificação de 306 mil pessoas, em várias áreas do turismo, em um investimento total de 440 milhões.

A secretária de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso, Vanice Marques, reforçou que o programa complementa uma série de iniciativas para qualificação dos profissionais ligados a atividades turísticas, visando não apenas a Copa, mas integrando um planejamento que pretende ampliar a ofertas de serviços com mais qualidade. Vanice destacou ainda que dentro do programa de qualificação desenvolvido pela Sedtur desde o início deste ano, mais de 1.600 pessoas já passaram pelos seis cursos eu vão de camareira a recepção e gerenciamento hoteleiro e boas práticas de alimentação.

Para os seis estados brasileiros onde o programa está sendo lançado até o próximo dia 19, são 20 mil vagas, que serão preenchidas conforme a demanda. Nos próximos dias, será lançado em Belo Horizonte (MG), Distrito Federal e Porto Alegre (RS). As inscrições estão abertas até 30 de julho nas seis capitais.

A metodologia dos cursos, que serão ministrados em tele salas, é da Fundação Roberto Marinho, responsável também por receber as inscrições, que podem ser feitas pelo site: www.olaturista.org.br . O cursos é composto por três módulos: básico, profissional e regional e tem duração de um ano, com monitoria. Após a conclusão, o aluno recebe o certificado.

Tags: