Silval busca votos em reduto adversário

24/07/2010 08:12

O governador Silval Barbosa (PMDB) intensificou ontem sua campanha à reeleição em cidades amplamente exploradas pelos seus adversários. Pela manhã, o peemedebista se encontrou com lideranças e candidatos proporcionais em Lucas do Rio Verde, município em que o candidato a vice-governador pela coligação “Mato Grosso Melhor pra Você”, Otaviano Pivetta (PDT), já foi prefeito. À noite, o candidato fez campanha em Sinop, base eleitoral do candidato a vice pela coligação “Senador Jonas Pinheiro”, o deputado Dilceu Dal Bosco (DEM).

A investida de Silval no Nortão aquece o clima de disputa na região. O cenário equilibrado na Baixada Cuiabana tem levado os candidatos a reforçarem o palanque no interior. Ontem, o candidato também passou por Sorriso. Os três polos (Lucas, Sorriso e Sinop) reúnem 195.460 eleitores.

O palanque de Silval Barbosa foi reforçado pelos candidatos ao Senado pela coligação, o ex-governador Blairo Maggi (PR) e o deputado federal Carlos Abicalil (PT) e os deputados federais Wellington Fagundes (PR) e Carlos Bezerra (PMDB), além dos deputados estaduais José Riva (PP) e Mauro Savi (PR).

Em Lucas do Rio Verde, a caravana foi recebida pelo prefeito Marino Franz (PPS), que já foi vice-prefeito na gestão de Otaviano Pivetta. Na semana passada, o socialista recepcionou o candidato ao governo Mauro Mendes (PSB) e os candidatos da coligação. Franz chegou a ter o nome lembrado entre os possíveis candidatos a vice, na possibilidade do PPS ter se coligado com a aliança que lançou Wilson Santos na disputa ao governo.

Com a inclusão do PPS na aliança de Mauro Mendes, Marino deve apoiar o empresário. “Dentro da democracia é salutar a educação do povo e estamos aqui nesta manhã com pessoas [os candidatos] que estão determinadas a ajudar o estado de Mato Grosso”, justificou o prefeito de Lucas, conforme material da assessoria de imprensa do governador Silval.

Lucas do Rio Verde, com 34 mil habitantes, é um dos modelos da nova matriz econômica mato-grossense. O município possui o sétimo PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso – cerca de R$ 1,045 bilhão. Em seu discurso, o candidato à reeleição argumentou que o crescimento do município seria viabilizado com a participação de grandes grupos empresariais beneficiados com a política de atração de investimentos desenvolvida pela administração estadual.

“É com este foco que vamos continuar com os avanços, transformando nossa matriz econômica como acontece em Lucas e outros municípios. Estou preparado para continuar estes avanços”, declarou o governador, por meio de assessoria de imprensa.

A assessoria do governador informou ainda que o presidente local do PR, Edu Pascoski, assegura que 80% dos vereadores dos cinco municípios que integram o polo estão trabalhando pela reeleição de Silval. “Desse número, dois vereadores do PPS de Lucas também decidiram apoiar a coligação Mato Grosso em Primeiro Lugar”, diz a nota. O presidente estadual do PPS, deputado Percival Muniz (PPS), disse que o prefeito o comunicou de que participou da recepção a Silval enquanto governador do Estado. “As pessoas estão confundindo o relacionamento de prefeito e governador com o momento eleitoral”, defendeu Muniz.

Tags: