Mato Grosso participa do X Encontro das Culturas Tradicionais de Chapada dos Veadeiros

29/07/2010 17:24

Grupos de Congo, Catira e Siriri e Cururu, representarão Mato Grosso no Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Em sua 10a edição, o encontro se consolida como um dos principais eventos do Estado de Goiás, reúne grupos de culturas populares de todo o Brasil e atrai um público maior a cada ano.

Apesar da longa viagem, que durou mais de trinta horas de ônibus, e dos imprevistos no caminho, os integrantes se mantiveram animados ensaiando as canções e improvisando rimas durante o trajeto Cuiabá – São Jorge (GO).

Após a chegada, na terça (27.07), os integrantes participam da intensa programação do encontro. Grupos de trabalhos, oficinas e apresentações são algumas das diversas atividades. No período da manhã, os representantes do Congo de Livramento participaram do Grupo de Trabalho sobre Matrizes Africanas.

O mestre Alexandre Paes, de Cuiabá, membro da Associação dos Cururueiros, ministrará uma oficina demonstrando o processo de fabricação da viola-de-cocho. A oficina, que acontecerá sempre no período vespertino, tem início na quarta-feira (28.07) e se estende até sexta (30.07). “É a primeira vez que participo desse encontro, a expectativa é a melhor possível. A procura pela oficina está sendo muito boa”, afirma Alexandre.

O grupo Pássaros de Tangará, do município de Tangará da Serra, representantes do Siriri e Cururu de MT, se apresentará na programação cultural do evento na noite da quarta (28.07). O Congo de Livramento fará uma participação especial fazendo a fusão entre manifestações tradicionais do Estado. Outra atração fica por conta dos Catireiros do Araguaia, que se apresentam nesse mesmo dia.

Tags:
Cultura