Defesa Civil recebe viaturas para ajudar no combate as queimadas

04/08/2010 11:00

Mato Grosso vem enfrentando fortes problemas com queimadas em florestas e matas do Estado. Para agilizar o trabalho de combate ao fogo a Superintendência de Defesa Civil do Estado de Mato Grosso, recebeu nesta semana cinco viaturas que irão auxiliar no combate aos incêndios florestais. Ao todo serão 11 caminhonetes, as outras seis serão entregues na próxima semana.

Todas as viaturas serão disponibilizadas especificamente para o trabalho de combate ao fogo. Esta é uma ação em conjunto com o Corpo de Bombeiros do Estado, para dar mais agilidade e mobilidade aos agentes que trabalham no combate, e/ou prevenir as queimadas.

Segundo o superintendente de Defesa Civil, major Bombeiro Militar Agnaldo Pereira, essas viaturas serão destinadas aos agentes em pontos estratégicos de Mto Grosso. “Essas viaturas fazem parte da execução do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Queimada em Mato Grosso, no qual está incluso uma ação específica de combate aos incêndios florestais. Elas irão facilitar o trabalho das equipes de prevenções no interior do Estado. Ou seja, no município que não tem instalado um Corpo de Bombeiros serão compostas as equipes que estarão mobilizando ações de monitoramento com estas viaturas na região”, disse Maj. BM Pereira.

O superintendente disse ainda, que as viaturas irão implementar o trabalho de combate ao fogo. “Nosso Estado possui uma enorme dimensão territorial o que faz dificultar o caminho para chegar em vários municípios e fazendas. E os carros irão facilitar não só o desdobramento das equipes em campo, mas também facilitarão a presença do Estado, que é responsável pelas ações de preservação ambiental”.

Além das aquisições de equipamentos e material permanente, a Defesa Civil disponibilizará, para os próximos dias, o emprego de aeronaves locadas especializadas nas ações de combate a incêndios florestais. Serão montadas duas bases para atender todo o Estado, uma em Cuiabá com duas aeronaves, uma com capacidade de 1.500 litros de água e outra de 3 mil litros, e outra em Sinop. Ao todo, serão três aeronaves com capacidade para 1.500 litros cada uma.

Tags: