Governador se reúne com diretores da Petrobras no RJ e recebe anúncio da volta da Ipiranga para MT

04/08/2010 10:43

Dando continuidade às negociações em busca de uma solução para o fornecimento do gás em Mato Grosso, o governador Silval Barbosa, participou na terça-feira (03.08), de uma segunda reunião com representantes da Petrobras, na sede do órgão, no Rio de Janeiro (RJ).

Os diretores da empresa reiteraram a posição apresentada na primeira reunião ocorrida em abril deste ano. Com a incumbência de resolver a questão, o governador de Mato Grosso esteve reunido com o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, em Brasília (DF), no início do mês passado e recebeu a garantia de que até o próximo dia 12 o Ministério apresentará uma solução para a questão.

Na reunião desta terça-feira, o governador recebeu oficialmente a informação da volta da instalação da distribuidora Ipiranga em Mato Grosso. Há mais de 10 anos a distribuidora deixou de atuar no Estado. 

NEGOCIAÇÃO – A questão do fornecimento do gás boliviano vem se arrastando já há algum tempo. O Governo do Estado tem se esforçado para uma solução rápida, que resultará em estabilidade do setor no Estado, com um acréscimo de aproximadamente 400 megawats e geração de empregos. A solução para o fornecimento do gás passa por uma questão regulatória com a empresa térmica Pantanal Energia, que opera em Cuiabá com capacidade de gerar 480 megawats.

Dos 31 milhões de metros cúbicos/dia de disponibilidade de gás do contrato com o governo boliviano, a Petrobras se comprometeu em repassar 2,2 milhões de metros cúbicos para que a Pantanal Energia forneça ao mercado mato-grossense. “Há um esforço de todos: do governo federal, do governo de Mato Grosso, com o empenho de toda a bancada, no sentido de solucionarmos o problema. É uma questão complexa, que envolve estudos técnicos e jurídicos, mas haveremos de encontrar uma solução”, disse Silval Barbosa.

Tags:
Política