Várzea-grandense disputa título de Miss Mundo Brasil 2010

05/08/2010 10:30

Durante esta semana, 37 mulheres disputam o título de Miss Mundo Brasil 2010, em Angra dos Reis (RJ). Entre elas está a mato-grossense Tatiana Strelov. A modelo várzea-grandense tem 21 anos, tem 1,73m, é empresária da gastronomia e estuda Gestão de Recursos Humanos.

Desde domingo (1º), as musas enfrentam, além de desfiles em trajes de banho e noite, entrevistas, provas esportivas e de talento. “Muito mais do que medidas perfeitas, avaliamos a personalidade das candidatas. A entrevista com os jurados conta como 40% da nota das meninas, porque é preciso saber falar para ser miss. A mulher tem que ter personalidade e ideias bem definidas para poder ser um modelo”, diz Henrique Fontes, organizador do Miss Mundo Brasil. A seleção está sendo realizada em Angra dos Reis (RJ) e a grande final ocorre no sábado, dia 7 de agosto.

No período classificatório também são eleitos o corpo mais bonito, a melhor modelo e a miss de beleza com propósito. “Pedimos para que elas abracem um projeto ambiental no estado que representam e realmente façam algo por esse projeto. A melhor iniciativa tem vaga garantida na final”, afirma Fontes. Entre as provas classificatórias também está a de Miss Popularidade, eleita em votação aberta pela internet. Para votar na candidata de Mato Grosso, clique aqui.

Segundo a organização do evento, as candidatas representam as 27 unidades da federação, ilhas e a comunidade brasileira nos Estados Unidos. A representante internacional é escolhida, de acordo com Fontes, em concursos no país. As candidatas não precisam ter nascido ou morar no Estado ou ilha que representam, basta conquistar o título no concurso local ou ser indicada por alguém da organização. Quanto à idade das candidatas, elas devem ter entre 17 e 26 anos na data do concurso internacional Miss Mundo, marcado para outubro, na China. Para ser miss, não é permitido ser ou já ter sido casada. A musa também não pode ter no currículo fotos ou vídeos em que aparece nua.

No sábado, as 16 finalistas escolhidas durante a semana participam da etapa final do concurso, e devem desfilar ao som da bateria da Unidos da Tijuca, segundo a organização do concurso. A festa temática do Miss Mundo Brasil 2010 homenageará os musicais da Broadway. A candidata com o traje mais criativo receberá o título “Miss Criatividade” e representará o Brasil em um concurso no Caribe, no mês de dezembro. A vencedora dessa prova será escolhida por um profissional da escola de samba.

As cinco primeiras colocadas representam o Brasil em diversos concursos internacionais de beleza.

A vencedora ganhará uma bolsa de estudos no valor de $100 mil oferecida pelas Faculdades Oswaldo Cruz, e representará o Brasil na sexagésima edição do Miss Mundo, na Ilha de Sania, China, no dia 30 de outubro. A ganhadora também assinará um contrato de 1 ano com a organização do concurso no valor mínimo R$ 20 mil, ganhará jóias, roupas, receberá treinamento do expert em concursos de beleza Alexander Gonzales na Venezuela.

O Brasil é representado no Miss Mundo, segundo Henrique Fontes, desde 1958, mas a edição brasileira do concurso só passou a existir em 1983.

Etapas classificatórias

Seis candidatas poderão respirar aliviadas antes do dia 8 de agosto, já classificadas entre as 16 semifinalistas do Miss Mundo Brasil 2010. Elas serão as vencedoras das etapas preliminares classificatórias. Na primeira etapa, de Miss Esportiva Brasil, a candidata que venceu e garantiu vaga entre as semi-finalistas foi Luíza Tessari, representante do Arquipélago de Alcatrazes. Nesta terça-feira, durante Miss Talento Brasil, a vencedora Larissa Costa do Amapá. A amapaense venceu com uma apresentação de dança, ao som de “All That Jazz” do musical Chicago.

Hoje, na prova Beach Beauty Brasil, a escolhida como tendo o mais belo corpo também fica classificada para a semi-final, no sábado. Na quinta-feira as misses serão julgadas por profissionais de uma agência de modelos e uma delas também garantirá vaga na semi-final.

No sábado mais duas etapas classificatória serão realizadas. A concorrente com o melhor desempenho apoiando uma causa social ou ambiental, receberá o prêmio Beleza com Propósito e será uma das semifinalistas do Miss Mundo Brasil 2010. A outra etapa é referente ao resultado do Miss Popularidade, que é a miss mais votada pelos internautas.

Tags: