Debate na TV deve expor comportamento dos candidatos

09/08/2010 10:34

O primeiro debate, frente às câmeras, entre os quatro candidatos que disputam o Governo, promete mostrar ao público, sem “maquiagem”, como cada pretendente se comporta diante de situações de confronto de idéias, questionamentos, surpresas e momentos de tensão.

No dia 12 deste mês (quinta-feira), com início às 21 horas, acontecerá o primeiro debate pela TV entre os concorrentes ao posto de governador nestas eleições. A realização ficará por conta da TV Cidade Verde (canal 12), filiada da Rede Bandeirantes. O programa será mediado pela renomada jornalista e apresentadora Silvia Popovic.

Silval Barbosa (PMDB), Wilson Santos (PSDB), Mauro Mendes (PSB) e Marcos Magno (PSOL) falarão ao público mato-grossense, provavelmente, tentando transmitir a melhor impressão aos eleitores e atentos a qualquer vacilo dos adversários. Na pior das hipóteses, deixarem o debate sem se complicar.

Na avaliação do diretor de jornalismo da TV Cidade Verde, jornalista José Roberto Amador, Bebeto, a empresa pretende apresentar as melhores condições técnicas e isenção ao debate. “O primeiro debate vai dar o tom de como será a campanha eleitoral, que ainda não tomou os lares e as rodas de discussões. O tema eleições ainda não está definido na cabeça dos eleitores”, analisou.

Formato

Com duas horas de duração, o debate será dividido em cinco blocos. O primeiro será destinado para abertura e apresentação dos candidatos. Nesse período a mediadora Popovic formulará perguntas idênticas aos participantes. O tempo de resposta é de 90 segundos. A ordem de participação será definida através de sorteio.

No decorrer dos blocos dois e três, será dedicado a perguntas e respostas entre os candidatos. A produção organizou uma sistemática onde todos os concorrentes perguntarão entre si. O tempo de pergunta será de 45 segundos, resposta de 90 segundos, réplica de 60 segundos e tréplica de 60 segundos.

No 4º bloco haverá a participação de quatro jornalistas da TV Cidade Verde, que farão perguntas a todos os candidatos e um segundo candidato será sorteado para comentar a resposta. Onde todos responderão uma pergunta e comentarão uma resposta. A pergunta será de 30 segundos, resposta de 90 segundos e comentário em 60 segundos.

No último bloco, a organização abrirá espaço para os candidatos fazerem suas considerações finais, onde cada candidato terá 90 segundos.

Direito de resposta

O termo assinado pelas quatro candidaturas destaca que haverá espaço aberto para direito de resposta, que deverá ser solicitado pelos interessados. Os pedidos passarão por uma analise da produção do programa, que acatará ou não o pedido. O tempo para esse espaço será de 60 segundos.

Regras

A produção não autorizou que candidatos levem ao estúdio qualquer tipo de documentação. A mediação não aceitará receber copias de documentos ou eventuais denuncias. Os candidatos só poderão dispor de papel e caneta.

Cada candidato poderá ser acompanhado na área do estúdio por, no máximo, três assessores. Ficando proibido aos acompanhando qualquer tipo de manifestação durante o programa.

Estrutura

A TV Cidade Verde organizará um espaço em frente a sede da empresa, na avenida Arquimedes Pereira Lima, 1200, no Jardim Itália, em Cuiabá, para os simpatizantes e torcedores dos candidatos. Será instalado um telão para que eles acompanhem o debate.

O trânsito na avenida será interditado uma hora antes do início do programa.

Tags:
Política