Soja preta: um aliado contra o ganho de peso

A soja é um importantíssimo alimento funcional. Apresenta diversos componentes com efeitos benéficos à saúde, como: isoflavonas, ácidos graxos ômegas 3 e 6, proteínas, vitaminas do complexo B, fibras e minerais (cálcio, ferro, fósforo e potássio). Pesquisas científicas mostram que a soja exerce efeito protetor contra diversas doenças, entre elas as cardiovasculares, diabetes, alguns tipos …

10/08/2010 17:47



A soja é um importantíssimo alimento funcional. Apresenta diversos componentes com efeitos benéficos à saúde, como: isoflavonas, ácidos graxos ômegas 3 e 6, proteínas, vitaminas do complexo B, fibras e minerais (cálcio, ferro, fósforo e potássio).

Pesquisas científicas mostram que a soja exerce efeito protetor contra diversas doenças, entre elas as cardiovasculares, diabetes, alguns tipos de câncer, como o de mama, colo do útero e próstata, aterosclerose, colesterol elevado, osteoporose e constipação intestinal. Também é recomendada no alívio dos sintomas da TPM e menopausa.

Antocianina

A soja preta possui em sua casca uma substância chamada antocianina, um fitoquímico de ação antioxidante, responsável pela coloração da soja preta.

O consumo de alimentos fontes de antocianina é importante para a prevenção contra câncer e envelhecimento precoce, além de proteger contra doenças cardiovasculares. Além da soja preta, encontramos a substância no açaí, cranberry, amora, cereja, nas cascas da uva roxa e da jabuticaba.

Benefícios da soja preta

Segundo pesquisa publicada no Journal of the Science of Food and Agriculture e realizada pela Universidade Hanyang, de Seul (Coréia do Sul), a soja preta pode ajudar a controlar o peso, os índices de gordura e o nível de colesterol, além de ajudar a prevenir diabetes.

Os nutrientes presentes na soja preta podem afetar o metabolismo de gordura no fígado e tecidos gordurosos, reduzindo a síntese de novos ácidos graxos e colesterol conferindo a ela uma ação antiobesidade.

A antocianina presente na casca da soja preta neutraliza a ação dos radicais livres, atuando na prevenção de câncer, principalmente de mama e do envelhecimento precoce.

Fonte de fibras solúveis previne contra diabetes e auxilia na redução do colesterol total, LDL colesterol e triglicérides. 

É rica em cálcio, mineral importante para a saúde dos ossos e dentes.

Como consumir a soja preta:

A farinha pode ser acrescentada à sucos, iogurtes, vitaminas, pães e bolos.

Em grãos, pode ser utilizada para o consumo cozida como feijão, em sopas ou saladas.

Fonte: Bruna Murta – Nutricionista Mundo Verde Franquia.