Reunião orienta interessados sobre critérios do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente

11/08/2010 09:01

A iniciativa do Governo Federal por meio do Ministério do Meio Ambiente (MMA) teve todo o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) na divulgação do Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, que aconteceu na terça-feira (10.08), às 14:30 horas, no Auditório do Parque Estadual Massairo Okamura. A reunião contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Alexander Torres Maia; do diretor do Departamento de Políticas de Controle do Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Mauro Pires; da superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Márcia Guedes Montalvão César e da coordenadora do Departamento de Políticas de Controle do Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Roseli Medeiros, além de técnicos de secretarias do Governo do Estado.

O Prêmio, instituído pelo MMA em 2002, tem como objetivo valorizar e incentivar iniciativas de proteção do meio ambiente, que contribuam para a promoção do desenvolvimento sustentável da região amazônica brasileira. Em 2010 serão premiadas as categorias: Liderança Individual, Organização da Sociedade Civil, Negócios Sustentáveis, Educação Ambiental, Saúde e Meio Ambiente e Município.

O Prêmio, edição 2010, é coordenado e executado pelo Departamento de Articulação de Ações da Amazônia – DAAM, vinculado à Secretaria Executiva – SECEX do MMA. As ONGs, sindicatos, associações comunitárias, instituições de pesquisa privadas, instituições municipais e pessoas físicas podem se inscrever até o dia 17 de setembro, pela internet (no site www.mma.gov.br/premiochicomendes) ou via Sedex (Caixa Postal 10805 – CEP 70306-970, Brasília-DF).

Os primeiros colocados em cinco das seis categorias dividem a premiação de R$ 140 mil. A exceção é para a categoria Municípios, que recebe apenas um diploma honorífico.

Em sua nona edição, o Prêmio Chico Mendes é o reconhecimento da contribuição de seus realizadores ao processo de melhoria da qualidade ambiental e, vem contribuindo para tornar conhecidas as iniciativas individuais e coletivas de preservação da floresta. Até 2009, contabilizou 580 inscrições, dando visibilidade a iniciativas muitas vezes desconhecidas para o público. A ideia é estimular pessoas, comunidades, ONGs, empresas e municípios a contribuir diretamente para a sustentabilidade.

Para o secretário de Meio Ambiente, Alexander Maia, “a iniciativa do prêmio Chico Mendes, conta com o apoio da Sema e é mais um meio de divulgação das boas práticas e ações de todos que estão comprometidos com a preservação do meio ambiente, servindo como um incentivo aos projetos desenvolvidos pelos participantes”.

INSCRIÇÕES – As inscrições podem ser feitas via Sedex, endereçadas ao Prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente, Caixa Postal nº 10805, CEP 70.306-970, Brasília/DF, ou pela internet, por meio do endereço www.mma.gov.br/premiochicomendes.

Os trabalhos serão apreciados por uma comissão composta por integrantes de notório saber na área de meio ambiente, desenvolvimento sustentável e saúde, designada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). No processo de seleção e avaliação das propostas serão considerados critérios de efetividade, impacto social e ambiental, potencial de difusão, originalidade, adesão e participação social. A premiação acontece em dezembro, em Brasília.

Outras informações na Coordenação da Comissão Organizadora do Prêmio Chico Mendes – Ministério do Meio Ambiente, no endereço: SEPN 505, Bloco B, Edifício Marie Prendi Cruz, 2º andar, CEP: 70.730-542, Brasília/DF, e-mail: [email protected] ou pelo telefone (61) 2028-2078 / 2028-2093 / 2028-2090.

Tags: