Abertas as inscrições para Diálogo Contemporâneo em Artes Visuais‏

Já estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Diálogo Contemporâneo – conexão Mato Grosso de Artes Visuais. O evento acontece nos dias 26 e 27 de agosto, no Salão Nobre do Palácio da Instrução em Cuiabá e vai tratar sobre a produção em artes visuais no País e em Mato Grosso. A …

16/08/2010 10:43



Já estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Diálogo Contemporâneo – conexão Mato Grosso de Artes Visuais. O evento acontece nos dias 26 e 27 de agosto, no Salão Nobre do Palácio da Instrução em Cuiabá e vai tratar sobre a produção em artes visuais no País e em Mato Grosso. A abertura acontece no dia 26, às 9h, no Salão Nobre do Palácio da Instrução.

Em seguida, a crítica de Artes Aline Figueiredo ministra a palestra ‘Quando as atitudes tomam formas’; logo após a palestra, acontece o lançamento da obra sobre a crítica, escrita por Laudenir A. Gonçalvez; No período da tarde, às 16h, Daniele Labra fala da produção contemporânea brasileira e seus meios de difusão; Às 15h, Eduardo Brandão fala sobre o mercado de artes e coleções; as 16h será a vez de Nadja Peregrino palestrar sobre “Do moderno ao contemporâneo”. Encerrando o primeiro dia de atividades, às 19h30 acontece a abertura da Exposição Diálogo Contemporâneo, dos artistas Gervane de Paula, Benedito Nunes, Vitória Basaia, e Jonas Barros.

No segundo dia (27.08), a programação continuará intensa – às 8h30, Magna Domingos fala sobre os Diálogos Contemporênos; as 9h, Serafim Bertoloto fala sobre a Arte mato-grossense na atualidade; às 10h, Ludmila Brandão realiza a palestra Arte, cidade e subjetividade; às 11h, Neno Del Castilho, fala sobre o Programa Rede de Artes Visuais. No período da tarde, às 14h acontece um Diálogo com os artistas Benedito Nunes, Jonas Barros, Vitória Basaia e Gervane de Paula; ainda as 14h, acontece a Leitura de Portfólios com Eduardo Brandão e Nadja Peregrino e também o Fórum de Políticas Públicas para as Artes Visuais, com representantes da Funarte, da Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e do Colegiado setorial de Artes Visuais.

Para o Secretário de Estado de Cultura, Oscemário Daltro, incentivar a realização do Diálogo Contemporâneo é uma experiência que irá enriquecer as discussões acerca das Políticas Públicas no Estado, não só no setor de Artes Visuais. Oscemário acredita que outros setores, também ganharão fôlego para pensar novas políticas públicas capazes de fomentar e promover a continuidade e a projeção dos artistas locais.

Produtora do evento, Magna Domingos, explica que as artes visuais é um segmento que precisa ser visto com grande atenção, pois Mato Grosso é um Estado que tem uma historia consolidada. Para ela, nos últimos dez anos houve uma grande perda e é preciso fomentar a circulação, criação de escolas, equipamentos adequados, Museus e Galerias. Magna explica que todos esses fatores contribuem para a falta da renovação de artistas, mercado e referenciais contemporâneos.

Diálogo Contemporâneo

O Projeto Diálogo Contemporâneo foi aprovado no Edital Rede Nacional Funarte de Artes Visuais e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e da Universidade Federal de Mato Grosso. A exposição Coletiva Diálogo Contemporâneo é realizada com o patrocínio do Programa de Apoio a Cultura da SEC-MT.

Serviço

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas por meio do e-mail dialogocontemporaneo@gmail.com ou pessoalmente no Palácio da Instrução, em Cuiabá. A ficha de inscrição está em anexo. Para mais informações o telefone de contato é (65) 3613-0203 / 9235-4295