Divulgada a classificação dos grupos que participarção do IX Festival Cururu Siriri

18/08/2010 09:30

Saiu a lista dos 27 grupos que foram classificados para o”IX Festival Cururu Siriri” que será realizado de 23 a 26 de Setembro de 2010, pela Federação Matogrossense de Cururu e Siriri. A apuração da avaliação foi na sexta-feira (13.08), por uma comissão de sete pessoas do meio artístico-cultural, profissionais de canto, figurinista e coreografia. A avaliação dos grupos contou com os seguintes quesitos: Abertura, coreografia, interpretação e expressão cultural, afinação e ritmo, evolução e animação, conjunto e harmonia, figurino e adereços, figura lendária e temática.

Mais do que um espetáculo de cores, músicas e bailados, o Festival Cururu Siriri é uma forma de difundir e preservar o manifesto cultural matogrossense.

O “Território Cururu Siriri” tem por objetivo mapear, capacitar e profissionalizar os grupos de Cururu e Siriri através de palestras, cursos, oficinas e seminários. Estas ferramentas são de suma importância para anteceder o grande festival, pois são pontos de apoio para a preparação dos gestores, colaboradores – dançarinos, tocadores, cantores e demais envolvidos na preparação dos grupos para o Festival Cururu Siriri.

A denominação “Território Cururu Siriri” é utilizada para demarcar os municípios berço da cultura popular de Mato Grosso, Neles estão as raízesdo Cururu e Siriri do Estado.

Neste ano de 2010, o Seminário foi no mês de julho reunindo 60 grupos de Cururu e Siriri dos municípios de: Barra do Bugres, Cáceres, Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Diamantino, Mimoso, Nobres, Nova Mutum, Nova Olímpia, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio do Leverger, São Pedro de Joselândia, Varginha e Várzea Grande.

O “Território Cururu Siriri” foi dividido em cinco pólos para melhor realização da AVALIAÇÃO dos Grupos dos municípios que fazem parte do Vale do Cuiabá disputando 27 vagas para o “IX Festival Cururu Siriri” de Cuiabá no bairro Porto.

A comissão avaliadora é formada por estudiosos da cultura popular, profissionais em canto, figurino e coreografia. Fizeram parte da mesa de jurado Alda Araújo, professora de canto e técnicas vocais da Escola de Artes da UFMT, José Corrêa de Paula – figurinista, estilista e mestre da cultura popular, Rômulo Fraga – Coordenador de Ações Artísticas Culturais da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, Eliane Fátima Conceição – Conselheira Estadual e Carnavalesca, Licínio Santos – Cururueiro e Mestre da Cultura Popular, Terezinha Valéria – Coordenadora Técnica do Pontão de Cultura Viola de Cocho.

Além dos 27 grupos classificados para o IX Festival Cururu Siriri, outros 04 grupos de Cururu, 07 infantis, 02 da melhor idade e 01 grupo Quilombola farão participações especiais no Festival.

Veja abaixo a lista dos grupos Classificados:

http://secommt.achanoticias.com.br/download.php?id=89851

Tags: