Eleitores creem na vitória de Silval

18/08/2010 08:56

A posição de liderança do governador Silval Barbosa (PMDB) se repete na consulta feita pelo instituto Ibope sobre quem os eleitores acreditam que seria o vencedor na disputa ao governo de Mato Grosso.

Nesta pergunta, 31% dos eleitores acreditam na vitória de Silval contra 20% do candidato Wilson Santos (PSDB) e 10% de Mauro Mendes (PSB). Apesar do bom índice para a coligação “Mato Grosso em Primeiro Lugar”, o quadro pode mudar consideravelmente, levando em conta que 39% dos consultados estão indecisos.

A diferença entre o primeiro e segundo colocados era menor na pesquisa anterior quando a pergunta foi: “Independente da sua intenção de voto, quem o(a) senhor(a) acha que será o próximo governador de Mato Grosso?”. Em junho, 30% dos eleitores opinaram que Silval Barbosa venceria o embate, enquanto Wilson Santos obteve 28%. Na opinião de 12% Mauro Mendes seria eleito. O candidato Marcos Magno (Psol) não pontuou.

A pesquisa foi divulgada na sexta-feira passada pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo. O Ibope ainda apontou que, na pesquisa estimulada, o governador Silval Barbosa apresenta 28% das intenções de voto, o candidato Wilson Santos (PSDB) tem 22% e o empresário Mauro Mendes (PSB), 14%. O índice dos que declaram votar em branco ou nulo é de 3% e os indecisos atualmente somam 32% dos eleitores.

Lançado na política na eleição municipal de 2008, o empresário Mauro Mendes continua com o maior número de eleitores em Cuiabá. Na Capital, a intenção de voto do socialista supera a dos dois candidatos que estão à frente da disputa no Estado. Mauro tem 31% das intenções de voto, enquanto Barbosa tem 23% e Wilson Santos, 16%. Apenas 30% dos eleitores estão indecisos na Capital.

Na modalidade espontânea, ou seja, sem a apresentação do nome dos candidatos, os primeiros colocados estão mais próximos. O candidato do PMDB atinge a marca dos 15% enquanto ficou com 12% na pesquisa de junho. Wilson Santos obteve 10% das intenções de voto, contra 12% no levantamento anterior. Mauro Mendes alcançou a margem de 7%.

Nesta modalidade, o índice de indecisos é alarmante: 63% declaram ainda não saber em quem votarão nas próximas eleições para o cargo de governador. Conforme a pesquisa, o percentual de indecisos é maior entre as mulheres com 40%, contra 23% de homens indecisos. Como consequência, os três primeiros candidatos possuem mais votos dos eleitores do sexo masculino.

O público jovem, bastante explorado pela equipe de campanha de Wilson Santos, aparece como elemento de destaque entre seu eleitorado. O tucano está empatado com Silval, com 24%, entre os eleitores na faixa de 16 a 24 anos. Em contrapartida, o peemedebista aparece com 30% dos votos entre eleitores de 30 a 39 anos, contra 19% de Wilson.

Entre os índices de rejeição, o candidato do PSDB aparece na frente. Wilson Santos tem 22%, seguido por Silval Barbosa com 7% e Mauro Mendes com 6%. Outros 15% dos entrevistados afirmam que poderiam votar em todos os candidatos e 44% não sabem ou não responderam.

O Ibope ouviu 812 pessoas em todo Estado entre os dias 10 e 12 de agosto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número 27380/2010, e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o protocolo 22905/2010.

Tags: