Veja como se portar em uma entrevista de emprego

21/08/2010 09:18

Aparência descuidada na hora de uma entrevista de emprego pode desclassificar o candidato do processo seletivo. Dirigentes de recursos humanos ouvidos, concordam que roupa inadequada, corpo mal cuidado, postura na hora de sentar ou até mesmo um sapato podem acabar com o sonho de trabalhar em uma empresa.

A entrevista é o cartão de visitas do candidato. Ali, a oportunidade de impressionar o futuro chefe dá uma chance única de conquistar a vaga – muitas vezes, passando à frente de centenas de candidatos. Por isso, preparar-se para esse dia requer um treinamento especial.

Patrícia Aragão, gerente de recursos humanos da Laborh, diz que o profissional precisa focar a roupa na função que está disputando.

– Tentar um trabalho de modelo requer uma roupa bem diferente de um posto gerencial, por exemplo.

Ela afirma que é importante ser “o mais simples possível” nas roupas, e aconselha as candidatas a usarem esmaltes claros nas entrevistas. Neste ponto, Carolina Stilhano, gerente da Catho Online, tem uma opinião diferente. Para ela, a cor das unhas não importa muito, “desde que estejam bem feitas”.

Decote, nem pensar

Ambas as especialistas apontam para a necessidade de ter atenção com as roupas. Elas apostam em ternos e camisas para os homens, e em terninhos e também camisas para as mulheres. E destacam: decote, nem pensar.

Também é impensável chegar atrasado. O ideal é chegar com, no mínimo, 15 minutos de antecedência para ir ao banheiro, tomar água, ajeitar a roupa e estar pronto no momento da conversa.

Nada de mascar chiclete durante a entrevista e evite fumar momentos antes de falar, pois alguns empregadores não gostam disso. A empresa pode evitar contratar fumantes por pensar que eles vão se ausentar mais do que o resto da equipe – além disso, a chance de um fumante ter problemas médicos é maior do que um não fumante.

Currículo

Os gerentes entrevistados aconselham a quem estiver procurando emprego que mantenha o currículo atualizado. Carolina, da Catho Online, diz que o objetivo deve estar destacado como primeiro tópico. Ela ressalta que apenas um objetivo deve ser informado, de forma bem específica.

Em seguida devem vir os objetivos naquele cargo, a formação escolar, as empresas em que a pessoa trabalhou e os outros cursos de formação profissional. Ela lembra que é importante informar tudo em ordem cronológica do amis recente para o mais antigo, e seguindo essa sequencia: onde, data, cargo e atividades desenvolvidas. Diz que não há necessidade de colocar os contatos dos empregadores.

– Se a empresa se interessar por você, vai buscar suas referências durante o processo seletivo.

Ela aconselha a não colocar muitas informações nos dados pessoais, mas sim, “apenas o essencial”. E conta que alguns colocam até mesmo o número do título de eleitor no currículo, o que é totalmente desnecessário.

Tags: