Governador Silval Barbosa participa de solenidade de abertura de Congresso Nacional em Cuiabá

23/08/2010 08:51

A abertura da 67ª Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Soeaa) e do 7º Congresso Nacional dos Profissionais (CNP) de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, no domingo (22.08) contou com a presença do governador Silval Barbosa. O evento, que acontece no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, é uma realização do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e Conselho Regional (Crea-MT) e recebe a participação de mais de 2.500 profissionais e estudantes de engenharia de todo país. O tema do evento é “Construindo uma agenda estratégica para o sistema profissional”.

A solenidade de abertura do evento começou com apresentação de um grupo de jovens nisseis tocando taiko (tambor japonês), seguindo-se da entrada da Bandeira Nacional e a execução do Hino Nacional interpretado por um grupo de índios da tribo Umutina.

Em seu discurso de boas vindas aos participantes da Soeaa e do CNP, o govenador Silval Barbosa, disse que Mato Grosso se sente honrado em receber um evento dessa magnitute. Ele lembrou que o Estado cresce a uma taxa de 10% ao ano – mas que não se pode falar em crescimento sem citar os profissionais que fazem este indicador, entre os quais estão os engenheiros, arquitetos e agrônomos. Ele destacou que Mato Grosso tem o desafio de continuar crescendo com sustentabilidade e daí a importância de um evento como esse para debater e formular novas ações. O governador disse que ao final espera receber a Carta de Mato Grosso e que ela traga propostas que ajudem na formulação de novas estratégias para o desenvolvimento.

A abertura do evento seguiu-se com a entrega de medalhas de honra ao mérito a diversos profissionais de todo o país, com indicação de seus respectivos Conselhos Regionais. Em Mato Grosso, um dos homenageados, em memória, foi o ex-governador Dante de Oliveira.

Na segunda-feira (23.08), participa da 67ª Soeaa, como palestrante âncora, o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Henrique Barbosa Filho, que fala sobre o tema “Perspectivas do Desenvolvimento Mundial”. Na terça (24.08), o ministro Samuel Pereira Guimarães, da pasta de Assuntos Estratégicos da Presidência da República aborda o tema “Construindo um projeto de Nação”. O evento continua até o próximo sábado (28.08).