Quarenta mil aguardados na avenida

07/09/2010 10:10

Pelo menos 40 mil pessoas devem acompanhar hoje, 7 de Setembro, o maior evento de Mato Grosso em comemoração à Independência do Brasil. A partir das 16 horas, na avenida do CPA, próximo à praça Senador Jonas Pinheiro (antiga das Bandeiras), em Cuiabá, acontece o desfile cívico e militar promovido pelo governo do Estado em parceria com o Exército Brasileiro.

A marcha de 2.707 alunos de 31 escolas municipais e estaduais da Capital e de 1.002 militares de Exército, Marinha, Aeronáutica e das polícias Militar, Federal e Rodoviária promete chamar a atenção do público. Tanques de combate do Exército Brasileiro e show aéreo com o helicóptero militar são algumas das outras atrações.

“É um evento que enaltece o civismo. É importante que o brasileiro que aqui vive – pois Cuiabá tem pessoas de toda parte do país – venha participar que terá todo o aparato e estrutura à disposição”, convidou o coordenador-geral da Semana da Pátria, major bombeiro Paulo Wolkmer.

Ontem, Wolkmer acompanhava os últimos preparativos para a realização do desfile. Pela manhã, nas proximidades da praça Jonas Pinheiros, era montada a arquibancada com capacidade para 1.500 pessoas. “Também serão disponibilizadas tendas para servir como abrigo de intempéries climáticas e banheiros químicos para a comunidade”.

Mas, a expectativa é que o tempo ajude a abrilhantar o evento. “Devemos ter um clima mais ameno, menos seco e mais agradável”, disse esperar o major. Segundo ele, o lugar aonde será realizado o desfile tem um dos melhores índices de umidade relativa do ar da cidade, já que fica próximo a parque florestal, córrego e lagoa.

Porém, Wolkmer lembra que a Capital é uma cidade quente sendo necessário adotar algumas medidas de prevenção antes de sair de casa, como passar protetor solar, usar roupas leves e gorro ou boné. “É recomendável trazer garrafa com água, pois em Cuiabá faz muito calor”, orientou.

Em contrapartida, serão disponibilizados ambulância, médico e enfermeiro para atender o público se houver necessidade. Haverá ainda uma barraca da Cruz Vermelha para atender casos de pessoas desencontradas. Neste sentido, a orientação do major Wolkmer é que os pais ou responsáveis coloquem no bolso ou mesmo uma pulseirinha no braço da criança contendo o seu nome e telefone para contato.

PROGRAMAÇÃO – Além do tradicional desfile de 7 de Setembro, algumas apresentações cívicas estão acontecendo desde o último fim de semana nos bairros de Cuiabá. No próximo dia 12, às 8h, haverá desfile no Pascoal Ramos e, no dia 19, às 16h, no Pedra 90. O evento já passou por comunidades como Cidade Alta e Parque Cuiabá. A partir de amanhã, até sexta-feira, fotos históricas de Mato Grosso estarão expostas durante todo o dia na praça Alencastro, no Centro.

O Dia da Pátria data de 1822, quando Dom Pedro I, ao proclamar a célebre frase “Independência ou morte”, declarou a emancipação política do Brasil do reino de Portugal no inicio do século XIX, há 188 anos.

Tags: