Mais uma Base Comunitária de Segurança Pública deverá ser implantada em Várzea Grande

15/09/2010 02:03

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, se reuniu na manhã do dia 14.09, com o comandante Geral da Polícia Militar, coronel PM Osmar Lino Farias, o diretor Geral da Polícia Judiciária Civil, Paulo Rubens Vilela, e o coordenador de Polícia Comunitária do Estado, major PM Jonas Araújo para discutir a instalação da Base Comunitária de Segurança Pública no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande.

A ideia de implantar a Base Comunitária na cidade surgiu da união de esforços entre o Conselho Comunitário de Várzea Grande e os alunos do último Curso de Multiplicador de Polícia Comunitária. Eles levaram a sugestão para o secretário Diógenes Curado que gostou da iniciativa e planeja entregar a Base no início do segundo semestre de 2011.

O primeiro assunto abordado na reunião foi o local onde será instalada a Base. A princípio, Diógenes Curado sugeriu que a Base Comunitária seja instalada onde atualmente funciona a Delegacia Especializada de Infância e Juventude do município. “O local onde está funcionando a Delegacia é ideal para implantar a Base Comunitária”, disse o secretário.

Diógenes explicou que se o local for escolhido, a delegacia será transferida para o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do Parque do Lago ou para a unidade socioeducativa que está sendo construída na cidade.

O diretor da Polícia Civil, delegado Paulo Rubens Vilela, se comprometeu em visitar o Cisc para verificar se o local tem espaço físico para receber a delegacia. Outro assunto discutido no encontro foi o efetivo para atuar na futura Base. A Base Comunitária oferece para a comunidade os serviços integrados da PM, PJC, Corpo de Bombeiros e Politec, além dos projetos sociais para os moradores da região.

Para atender todas as demandas, o secretário explicou que vai aguardar os aprovados no último concurso público do Estado para encaminhar à nova Base.

O coordenador de Polícia Comunitária, major PM Jonas Araújo, explicou a importância da instalação de mais uma Base Comunitária em Várzea Grande. “A região do Cristo Rei concentra o maior número de moradores do município. Com mais uma Base Comunitária na cidade poderemos atender mais moradores de região”, disse.

Para o coordenador a reunião foi muito positiva. “O caminho é este. Temos que fazer um estudo da situação da região antes de instalar a Base”, encerrou.

Tags: