Ponto de Cultura em Campo Novo do Parecis tem programação para o fim de semana

25/09/2010 09:01

Com o objetivo de potencializar as ações culturais, trabalhando a arte como estratégia, para que se possa proporcionar por meio dela a ampliação cultural, aproximação de novas possibilidades profissionais, artísticas e técnicas, está sendo realizado o ‘Histórias no Ponto’ e Festival Ninho do Sol, eventos que acontecem em Campo Novo dos Parecis até o próximo domingo (26.09).

As iniciativas são parcerias entre Ponto de Cultura Ninho do Sol, Secretaria de Programas Culturais do Ministério da Cultura e a Revista de História da Biblioteca Nacional. A intenção do projeto Histórias no Ponto é oportunizar a conversa entre estudiosos (pesquisadores/historiadores) para discutir fatos históricos publicados na Revista de História da Biblioteca Nacional, que tenham relação com temas ligados à realidade local dos Pontos de Cultura (PCs).

O Ponto de Cultura é uma ação do Ministério da Cultura, são desenvolvidas ações como uma rede de gestão e criação cultural e que assim, ganham reconhecimento do Estado e passam a receber recursos para aplicar conforme o plano de trabalho composto de acordo com cada comunidade. Levado em frente devido ao reconhecimento da importância da divulgação e disseminação da cultura, a Secretaria de Estado de Cultura apoia a iniciativa.

Promover o resgate de valores e identidade, desenvolvendo ações no campo das artes, atuando na difusão e inclusão cultural, o Ponto de Cultura Ninho do Sol, em Campo Novo do Parecis, traz a seguinte programação:

Dia 24/09

Palestra/debate: Educação visionária
Horário: das 14h às 17h
Local: Plenário do Fórum (Av. Mato Grosso, esq. com Av. Rio Grande do Sul-Centro).
Pesquisadora: Profª Patricia Woolley Cardoso
Apresentações Artísticas: Festival “Ninho do Sol”
Apresentações: Teatro, Danças, Músicas, Capoeira e Artes Plásticas.
Horário: 19h30
Local: Plenário do Fórum (Av. Mato Grosso, esq. com Av. Rio Grande do Sul-Centro).
Dia 25/09

Manhã:
Visita às aldeias Sacre II e Bacaiuval, ao Salto Utiariti (Rio Papagaio) e às ruínas da primeira escola de educação indígena de Mato Grosso, no período das Missões, no município de Sapezal.
Tema abordado: “Jesuítas”.
Entrevistas pré-agendadas:
Cacique Ivone da Aldeia Bacaiuval;
Dona Tertuliana da Aldeia Bacaiuval;
A tarde:
Visita à aldeia Bacaiuval onde estará acontecendo um Campeonato Esportivo entre aldeias.
Tema abordado: “Jesuítas”.
Entrevistas pré-agendadas:
Dona Deolinda Warezokomenaré da Aldeia Bacaiuval;

Tags: