OEMT apresenta últimos Concertos Oficiais da Temporada 2010

22/10/2010 15:39

A Temporada 2010 da Orquestra do Estado de Mato Grosso está chegando ao fim. Nos próximos dias 23 e 24 de outubro ocorrem os últimos Concertos Oficiais do ano, duas apresentações sinfônicas, com direito a convidado especial e palco repleto de instrumentistas de várias partes do planeta. A Orquestra se apresenta pela última vez em 2010, no Cine Teatro Cuiabá, às 20 horas, no sábado, e 19 horas, no domingo.

Desta vez, o violoncelista vencedor do Grammy Latino da Música, Alceu Reis, integrante do Quarteto Raga e primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica Brasileira da Cidade do Rio de Janeiro, será o convidado especial de outubro. Devido a importância que teve junto ao cenário musical brasileiro ao longo dos últimos anos, Alceu Reis tornou-se verbete da Enciclopédia da Música Brasileira da Publifolha. “O verbete advêm das gravações, principalmente dos quartetos do Villa [Lobos]. Eu fui o único músico brasileiro que gravou os 17 quartetos e foi uma honra para mim, quando eu penso que contribui para a divulgação dessa magnífica obra, como de outras, que também gravei como o Radamés Gnatalli, o Alexandre Levi, o Guerra Vincente e por aí vai”, lembra Alceu Reis.

Para encerrar em grande estilo esta Temporada marcada pelos primeiros concertos sinfônicos da OEMT, o repertório não poderia ser mais apropriado: A flauta mágica – abertura [Wolfgang Amadeus Mozart], Sinfonia Clássica [Sergei Prokofiev] e Concerto para violoncelo e orquestra [Camille Saint-Saëns], este último conta com o solo de Alceu Reis. “Adoro música francesa e o Saint Saëns foi muito bem sucedido. Ele [Saint Saëns] é diferente na sua forma tradicional, porque em vez de três movimentos bem definidos, Concerto para violoncelo e orquestra é uma peça só com vários andamentos, o que poderia lembrar um poema sinfônico, com a diferença de que não tem historia. Schostakovitch e Rachmaninoff o consideravam um dos melhores concertos para violoncelo”, complementa Alceu.
Leia aqui entrevista exclusiva com Alceu Reis.

Breve balanço

Ao todo, a Temporada 2010 da Orquestra de Mato Grosso apresentou 12 Concertos Oficiais, 32 Concertos Didáticos, 8 Concertos Populares em 8 municípios mato-grossenses. Ao longo da Temporada a OEMT interpretou 8 repertórios diferentes, 3 deles sinfônicos, gravou dois discos e lançou outros dois. Recebeu 5 convidados especiais e levou a música de concerto para aproximadamente 20 mil pessoas.

Realização

A Temporada 2010 da Orquestra do Estado é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e tem como patrocinadores as empresas Bimetal, Eletrobrás/Eletronorte, Grupo Votorantim, Grupo André Maggi e Lei Federal de Incentivo à Cultura/Ministério da Cultura. Apoio das empresas Localiza, Fisk Inglês e Espanhol, Amazon Hotel, Soul Propaganda, Tauro Motors e Sistema FeComércio/Sesc/Senac.

SERVIÇO
O quê: Últimos Concertos Oficias da OEMT Temporada 2010
Solista convidado: Alceu Reis
Quando: 23 e 24 de outubro, às 20h e 19h, respectivamente
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Contato: [email protected]
8425-1443

Tags:
Cultura