Brasileiros votam hoje às urnas

Após 28 dias de campanha intensa no segundo turno das eleições 2010, 135,8 milhões de brasileiros voltam hoje às urnas para escolher o sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Seja qual for o cenário traçado na votação deste domingo, o resultado será inédito. Se a petista Dilma Rousseff, apontada como favorita pelas pesquisas …

31/10/2010 10:19



Após 28 dias de campanha intensa no segundo turno das eleições 2010, 135,8 milhões de brasileiros voltam hoje às urnas para escolher o sucessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Seja qual for o cenário traçado na votação deste domingo, o resultado será inédito. Se a petista Dilma Rousseff, apontada como favorita pelas pesquisas de intenção de voto, sair vitoriosa, o Brasil terá escolhido pela primeira vez uma mulher para liderar o cargo mais alto do País.

Se o tucano José Serra vencer, pela primeira vez um candidato à Presidência terá conseguido virar o jogo no segundo turno.

A eleição deste ano é a ainda a primeira desde a redemocratização na qual Lula não aparece como candidato. Dependendo do resultado, pode ser também a primeira vez nesse mesmo período que um partido consegue permanecer no poder por mais de oito anos.

Independentemente de quem vencer a corrida, o governo que se instalar a partir do próximo dia 1º de janeiro possivelmente será o último governo de um presidente cuja biografia está diretamente associada à ditadura militar. Dilma integrou a luta armada contra o regime e Serra exilou-se no exterior diante da repressão ao movimento estudantil.