De quinta a domingo tem ballet “La Fille Mal Gardée” no Cine Teatro Cuiabá

02/11/2010 18:34

Abrindo a sequência de espetáculos de dança no mês de novembro, a Escola Ópera Ballet apresenta de quinta-feira (04.11) a domingo (07.11), no palco do no Cine Teatro Cuiabá, o ballet “La Fille mal Gardée”.

O ballet apresentado pela primeira vez em Bordéus, na França, em 1786, traz um enredo simples e típico de contos. Simone, dona de uma próspera fazenda, deseja ver sua filha, Lisa, casar-se com o filho do rico vinhateiro, Thomas. A jovem Lisa, já apaixonada pelo camponês pobre, Colas, acredita que o filho do vinhateiro, Alain, de tão ridículo, não é capaz de despertar o amor em seu coração.

Com coordenação geral de Verônica Weber, o espetáculo tem como coreógrafas e ensaístas os professores Lucas Budóia, Lígia Mello, Thaís Castor, Fabiana Faraco, Aliciana Costa e Fernanda Frend.

As apresentações acontecem nesta quinta, sexta e sábado, às 20h, e no domingo, às 19h. A venda antecipada dos ingressos acontece na sede da Ópera Ballet. Na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, os ingressos estarão disponíveis a partir de quinta-feira, das 14h até cinco minutos antes do início das apresentações. Os ingressos custam 20 e 10 reais.

La Fille Mal Gardée

O espetáculo de 1786 tem poema e coreografia de Jean Bercher Dauberval, um dos maiores coreógrafos de sua época. A inspiração do autor para esse ballet é atribuída à obra “Le Reprimande/Une Jeune Fille Querellée par sa Mère”, de Pierre Antoine Baudouin, na qual, uma jovem camponesa, chorando e com suas roupas desarrumadas, é repreendida por uma senhora em um celeiro de feno, enquanto seu amante pode ser visto ao fundo escapando pelas escadas.

Por causa do enredo, a peça também já foi apresentada com o título de “A Inútil Precaução”, usado por muitas obras, inclusive como subtítulo da ópera “O Barbeiro de Sevilha”, de Rossini. A música da peça, a princípio, era uma seleção de trechos populares, mais tarde, ganhou partitura completa do pianista Ferdinand Hérold.
Os três atos de La Fille Mal Gardée

O primeiro Ato representa uma pequena aldeia que tem ao lado a fazenda da viúva Simone. O dia amanhece. Lisa sua filha está apaixonada por Colas, um jovem camponês das redondezas. A mãe, entretanto, planeja casá-la com Alain, cujo pai, Thomas, possui um vinhedo e é muito rico. O primeiro ato transcorre numa série de quiproquós e confusões, com os dois jovens apaixonados procurando fugir da severa vigilância materna. Destacam-se a dança das galinhas e dos gatos, no início; a dança da fita de Lisa; e o pas de deux de Lisa e Colas com a fita.

O segundo Ato nos apresenta um trigal. A colheita foi feita e todos festejam alegremente. Thomas, querendo impressionar, trouxe um carrinho puxado por um pônei, onde coloca Lisa, mas Alain é um perfeito imbecil. Uma tempestade dispersa a festa. Alain é arrastado pela força do vento.

O terceiro Ato representa o interior da fazenda de Simone. Ela e a filha estão chegando encharcadas pela chuva. Simone tranca a porta e coloca a chuva, numa enorme corrente, dentro do bolso de sua saia. Em seguida, vai à troca fiar, e Lisa a ajuda a enrolar o fio. Logo, a velha adormece. Lisa tenta tirar a chave, mas a mãe acorda. Toma de um pandeiro, e as duas põem-se a dançar. Simone volta a dormir. Surge Colas no postigo da porta. Os dois jovens se beijam e se abraçam. Percebendo que Simone está acordando, Colas fecha o postigo, e Lisa volta a dançar. Batem à porta. São os aldeões que vêm a cobrar pelas suas jornadas. Simone lhes paga. Dança dos aldeões. Simone sai com os trabalhadores, mas deixa Lisa trancada. De repente, Colas surge do meio do monte de feixes. Os enamorados trocam juras de amor e seus lenços. Percebendo que Simone está de volta, Lisa esconde-o em um quarto em cima da escada. A jovem finge que está varrendo, mas a velha desconfia de algo ao ver o lenço e pergunta onde arranjou. Lisa fica confusa, e Simone a tranca no mesmo quarto em que está Colas. Batem à porta. Chegam Thomas, Alain e o notário da aldeia para celebrar o contato nupcial. Alain chama os camponeses para presenciarem a assinatura do contrato. Simone diz que Alain pode ir buscar a noiva no quarto, mas, assim que ele começa a subir a escada, Colas lhe barra o caminho. Em seguida surge Lisa. Os jovens se ajoelham e pedem que os deixem casar-se. O notário e os camponeses também intercedem por eles. A final, Simone dá seu consentimento, para sua tristeza, de Thomas e Alain. O bailado termina com uma alegre festa rústica, depois de um pas de deux dos noivos.

Serviço:
“La Fille Mal Gardée” – Ópera Ballet
Dias:
04 de novembro, quinta-feira, às 20h.
05 de novembro, sexta-feira, às 20h.
06 de novembro, sábado, às 20h.
07 de novembro, domingo, às 19h.
Ingressos:
Antecipados na Academia Ópera Ballet. Infos: (65) 3025-7030
Na Bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, a partir de 04 de novembro, das 14h até 5 minutos antes do início dos espetáculos.
Valor: 20 reais (inteira) e 10 reais (meia)

Tags:
Cultura