Produção de pães e biscoitos gera oportunidades no campo

07/11/2010 10:50

Saborear um pão fresco ou biscoito caseiro e aquele cafezinho pode ser muito prazeroso. Melhor ainda se houver a possibilidade de ganhar uma renda extra com essas receitas. Pensando nisso, o Senar/ES – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em parceria com os sindicatos rurais capixabas, promove, em novembro, o treinamento de Produção Caseira de Alimentos.

O objetivo é ensinar a produção de pães e biscoitos artesanais às famílias rurais, gerando novas oportunidades para o incremento da renda. Durante a capacitação, os participantes recebem orientações sobre as técnicas corretas de preparo dos alimentos, o processo de conservação e manutenção de qualidade, a higiene na manipulação dos produtos e equipamentos, além de aprenderem diversas receitas.

“Muitas pessoas sabem produzir alimentos caseiros, mas não têm a técnica para fazer um produto de melhor acabamento. As capacitações levam o conhecimento necessário para isso, convertendo-o em lucratividade às famílias do campo”, declara a instrutora do Senar/ES, Jocélia Lucena.

Lucro

Segundo ela, em média, 60% dos participantes da capacitação transformam o aprendizado em uma atividade geradora de lucro. Dalila Delard, por exemplo, fazia pães e biscoitos, mas percebeu no treinamento uma oportunidade de aprimorar a atividade. “O aprendizado me fez melhorar a qualidade dos produtos. Acredito que terei um rendimento 30% maior daqui para frente”, revela.

Até o momento, já estão previstos cinco treinamentos em novembro. Eles serão realizados nos municípios de Rio Novo do Sul, Pedro Canário, Conceição do Castelo e Cachoeiro de Itapemirim. Os interessados devem procurar os sindicatos rurais de sua região para se inscrever ou entrar em contato com o Senar/ES pelo telefone (27) 3185-9202.

Mais informações: Senar/ES – (27) 3185-9202