Ritmos dos Tambores leva som de Quilombos contemporâneos de Mato Grosso ao largo da Igreja do Rosário e São Benedito

19/11/2010 10:43

No dia 21 de novembro, o soar do sino da Igreja de São Benedito, já no pôr do sol, representará a percussão vinda das mãos dos escravos negros que construíram a igreja, e as escadarias serão tomadas por pessoas de várias partes do estado. É o 3° Ritmo dos Tambores que acontecerá as 19h após a santa missa, promovendo o grande encontro das culturas populares produzidas em Mato Grosso. O espetáculo produzido pelo Instituto Mandala este ano conta com a participação de grupos de percussão que surgiram a partir das oficinas realizadas pelo próprio Instituto e terá o tema: “Quilombos Contemporâneos de Mato Grosso”. Participam ainda o grupo de Dança Gravidade Zero, M.U.V. Cia de Dança, Vera Capilé, os vira latas, Breno 16, D.J. Spinha e o Rapper Gocu de Nova Mutum.

Logo após a apresentação do espetáculo, subira aos palcos o Bloco de Carnaval Eletrossamba de Cuiabá, Passos Miudinhos de Várzea Grande, os vira latas, Este ano o evento começa com uma missa as 19 horas em seguida acontece o espetáculo e as participações especiais. O Largo da igreja são benedito será palco de uma grande celebração ao dia da consciência negra reunindo grupos de municípios vizinhos com os mais variados expoentes da cultura popular mato grossense. Será também a data de estreia do grupo de Percussão Mandala, que reune a equipe de produção do Mandala no palco. O grupo é composto por Anselmo Parabá, Elaine Santos, Mayk, Umberto, Thaisa Soares, Emyli, Shimba e Roberto Viana.

Quilombos Contemporâneos

O tema Quilombos Contemporâneos reflete a realidade do estado e do país, na concepção dos membros do Mandala. Os antigos Quilombos, locais de refugio dos escravos, hoje se atualizaram e ganharam novas versões, estando espalhados pelas periferias de todo Brasil. Em Mato Grosso não é diferente: encontram-se em áreas Rurais e Urbanas. Com o avanço da tecnologia, o crescimento desordenado da população e das cidades, vários novos Quilombos surgiram, englobando agora Negros, Brancos pobres, asiáticos, todos filhos de muitas periferias que integram uma nova geração de “Quilombos Contemporâneos”. São nesses espaços que o Instituto Mandala trabalha. Os “Quilombos Contemporâneos de Mato Grosso”, caracterizados pelas varias periferias espalhadas por nossos municípios, se abrem para discussões como implantação da Lei 11.645, que obriga as escolas a implantarem o ensino da historia e cultura negra e indígena. Esse debate acontece através de uma ação transversal que se utiliza de cultura como ferramenta de sociabilização da historia da Africa, através da “Música”, que nasceu junto com nossa civilização no seio da Mãe Africa.

Quando realizado pela 1ª Vez em 2008 o evento reuniu cerca de 60 alunos das oficinas permanentes do Mandala, e vários grupos convidados. Em 2009 recebeu vários convidados proporcionando o intercambio de alunos e artistas do mercado cultural; para 2010 reunirá 360 alunos percussionistas, artistas e grupos para um espetáculo com apresentação única que com certeza será a preparação para o que se pretende realizar em 2011. O trabalho de formação é uma iniciativa do Anselmo Parabá e Elaine Santos com apoio dos músicos Katiucia Ribeiro e Danilo Bareiro; Já o Instituto conta ainda com José Paulo Traven ,Diretor Presidente, Umberto Lima, Coordenador Pedagógico; na equipe de produção Roberto Viana, Nylza Batata e Mayk, video maker responsável por todo registro das Intervenções Urbanas do Mato que resultará no documentário que reunirá imagens desde a fundação até as ações atuais do Mandala. O vídeo será lançado no dia 13 de Maio de 2011, data em que se comemora a fundação do Instituto Mandala.

Tecnologia Social pela Rede Nacional de Tecnologia Social

Em 2010 o Instituto Mandala inovou em sua proposta e ganhou destaque nacional. No mês de Julho foi econhecido pelas ações realizadas através da Tecnologia Social, passando a integrar a \’Rede Nacional de Tecnologia Social\’. A partir daí as ações do Instituto Mandala começaram a ser difundidas pelo Estado de Mato Grosso, atingindo além de Cuiabá, os municípios de Nossa Senhora do Livramento, Poconé – Comunidade Quilombola do Chumbo, Nova Mutum, Sapezal e Rondonópolis, e já se planeja para o próximo ano a integraçao de outras cidades na rede Mandala de Tecnologia Social. por Naine Terena

PROGRAMAÇÃO

Ritmo dos Tambores 2010

Grupos de percussão resultado das oficinas do Mandala:

Grupo de Nova Mutum parceria com CAICA Marton Luca e Prefeitura Municipal

Grupo de Sapezal parceria com Banda Marcial e Prefeitura Municipal

Grupo do Quilombo do Chumbo parceria com a Comunidade Quilombola e SEBRAE

Grupo de Nossa Senhora do Livramento parceira com a Comunidade Terapêutica Vida Serena

Grupo de Rondonópolis parceria com o Ponto de Cultura Harmonia e Evolução KOBRA e prefeitura Municipal

Grupo Mandala Mão Amiga parceria com Instituto Mão Amiga

Grupo Mandala

Participações Especiais:

Banda de Musica do CAICA

Maia – Percussionista

Verá Capilé

Os vira latas

Passos Miudinhos – Grupo de Siriri Infantil de Várzea Grande

Bloco de Carnaval Eletro Samba

MUV Cia de Dança

Gravidade Zero

DJ SPINHA e Breno D16

Gogu – Nova Mutum

B.Boy Guil

Grupo de Capoeira Aruandê de Nova Mutum e convidados

Danilo Bareiro

Toni Maia

Samuel Smith

Tom Dejavit

Apresentação:

Tonny Marcel

Realização:

Instituto Mandala

Coletivo Maloca

Apoio:

Secretaria de Estado de Cultura

Fundo Estadual de Fomento a Cultura

Parceiros:

Prefeitura Municipal de Nova Mutum

Prefeitura Municipal de Sapezal

Sebrae

Comunidade Quilombola do Chumbo – Poconé

Comunidade Terapêutica Vida Serena – AMPARU

Ponto de Cultura Harmonia e Evolução KOBRA – Roo

Paroquia Nossa Senhora do Rosário – São Benedito

Bloco de Carnaval Eletro Samba

Associação de Cultura Afro Ayolua

SERVIÇO:

O que: Ritmos dos Tambores 2010

Data: 21 de Novembro, domingo

Local: Igreja São Benedito – Cuiabá/MT

Horário: 19 h

Quanto: gratuito

Tags:
Cultura